| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1821 - 6 de dezembro de 2023

Future Healthcare Virtual Clinic traz telemedicina para Castelo Branco

A Future Healthcare Virtual Clinic (FHVC), que é uma unidade de telemedicina, já está a disponibilizar os seus serviços em Castelo Branco, através de um posto de colheita que está instalado na Germano de Sousa, na Avenida 1.º de Maio, em Castelo Branco.
Tendo em consideração que “a saúde digital, isto é, os cuidados de saúde entregues através de canais digitais, se tornou um meio ajustado ao recurso mais generalizado ao digital e vantajoso ao diminuir as situações em que é necessária uma avaliação presencial”, sendo que “contribui assim, para uma solução à falta de acessibilidade a serviços de saúde”, a FHVC “vê a importância desta solução como um complemento extraordinário aos cuidados de saúde presenciais, nomeadamente para a resolução de situações agudas não urgentes, que não necessitam de exame e/ou procedimento presencial; situações de acompanhamento na promoção da saúde; na prevenção da doença; na gestão da doença crónica e respetiva medicação; a avaliação de exames complementares de diagnóstico e esclarecimento de dúvidas”.
A FVHC realça que “uma das principais barreiras do diagnóstico remoto é a impossibilidade de realizar um exame físico completo ao cliente”, pelo que “focada na implementação de soluções que capacitem a consulta remota, tornando-a mais próxima da consulta presencial, disponibiliza a vídeo-consulta com a utilização de um dispositivo médico que permite a auscultação do coração e/ou pulmão, a observação do ouvido e garganta, entre outros, à distância” e avança que “embora não substitua a consulta presencial em todas as situações, aumenta o número de casos que podem ser resolvidos à distância, com todas as vantagens que isso acarreta para o doente. Habilita, por exemplo, que o médico saiba se é preciso ou não prescrever um antibiótico, após a observação à distância do ouvido ou da garganta, num quadro inflamatório”.
Para alcançar os seus objetivos a FHVC “encontrou no Grupo Germano de Sousa o parceiro, para facilitar a extensão deste serviço, nomeadamente em locais onde o acesso a uma consulta pode ser mais restrito. Pretende-se dar acesso mais alargado a cuidados de saúde digitais, com uma capacidade de observação médica mais robusta do que o habitual em telemedicina, a um número maior de utilizadores, com a vantagem de evitar grandes deslocações a locais com maior oferta de cuidados de saúde. Estes cuidados são prestados por uma equipa multidisciplinar e integrada de profissionais de saúde. Nos postos onde o serviço se encontra disponível é sempre possível participar numa sessão de boas-vindas que serve para ajudar o doente na familiarização com o dispositivo, no reconhecimento da sua potencialidade e das especialidades disponíveis. Por outro lado, é dado o apoio necessário para a utilização destas novas ferramentas, durante todo o processo. Na preparação, com apoio local, e durante a vídeo-consulta, pelo clínico FHVC”.
Com tudo isto o objetivo da FHVC “é promover o acesso a cuidados de saúde à distância de qualidade ao maior número de pessoas possível, suportando-as na gestão da sua saúde”.

06/12/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
28/09 a 03/11
Punctum – O Jazz em PalcoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
16/10 a 11/11
Chiribi Tátá TátáMuseu do Canteiro, Alcains

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video