PELA PLATAFORMA P’LA REPOSIÇÃO DAS SCUTS NA A23 E A25
Reposição das SCUT volta a ser exigida
A Plataforma P’la Reposição das SCUTs na A23 e A25 denuncia, em comunicado que no respeitante “a portagens e mobilidade no Interior o Governo falha nos seus próprios prazos”.
Para sustentar esta posição recorda que “no dia 17 de julho deste ano, no Fundão, o Governo, pela voz da ministra da Coesão Territorial, afirmou que «o Governo vai anunciar um programa para a redução das portagens nas ex-SCUT… espero que o anúncio desta redução ocorra em menos de um mês», e acrescentou que «o programa está concluído e está prevista a sua apresentação», sendo que “já antes, em maio de 2023, na véspera da realização da Embaixada da Beira Interior a Lisboa, a mesma ministra tinha dito que o programa seria anunciado até ao verão (até 21 de junho)”.
Perante isto é realçado que “passaram-se quase cinco meses sobre a data em que a ministra prometeu o programa até ao verão e passaram-se mais de dois meses sobre 17 de julho, data em que prometeu o anúncio em menos do mês, e vai-se a ver e nada. Mais uma vez promessas e só promessas”.
Por isso, para a Plataforma “esta falta de palavra e esta falta de ética política descredibiliza a ministra que fala sem ter a certeza de o poder fazer e significa a sua desautorização por parte do Primeiro Ministro, António Costa, que é quem na verdade põe e dispõe, manda e desmanda e por isso é o principal responsável. No entanto, importa acentuar que também a ministra tem responsabilidades, já que, se não tinha a certeza de poder cumprir, deveria ter omitido tais promessas”.
A Plataforma realça também que “pela extensa lista de declarações inconsequentes por parte de governantes, não só da ministra da Coesão, mas também do ministro João Galamba, somos forçados a concluir que essas declarações são analgésicas para aliviar a dor de momento, não resolvendo o mal profundo que as portagens estão a causar à atividade económica, às empresas, aos trabalhadores, à população, pondo em causa a sobrevivência do Interior do País”.
Assim, avança que “perante tanto adiamento e incumprimento da palavra dada e face ao agravamento das condições sociais e de vida das populações, a Plataforma vem de forma muito clara afirmar que o Orçamento do Estado para 2024 só pode consagrar a reposição das SCUT na A23, A24 e A25 com a abolição das portagens nestas vias”.