Leituras comunitárias dedicadas a Mário Cesariny
A Alma Azul, antes que agosto termine, mês em que nasceu Mário Cesariny, em 1923, promove uma sessão de Leituras Comunitárias em Castelo Branco, para assinalar o centenário do nascimento do autor de O Navio de Espelhos.
A homenagem literária dedicada a Mário Cesariny realiza-se na esplanada do Espaço Arteira, na Rua João Carlos Abrunhosa, na próxima sexta-feira, 25 de agosto, às 18 horas, e podem participar todos os interessados na partilha através da leitura de alguns dos poemas mais conhecidos do autor do livro Pena Capital.
Mário Cesariny é um dos autores mais extraordinários e inclassificáveis da vida cultural portuguesa, dividindo o seu trabalho pela literatura e pelas artes plásticas.
A Alma Azul tem divulgado o seu trabalho ao longo de vários anos, dando-lhe especial destaque em 2023, ano do centenário do seu nascimento, com sessões literárias em Abrantes, no mês de março, para assinalar o Dia Mundial da Poesia; seguindo-se a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, em junho; e já no mês de agosto realizou sessões em Coimbra, no Café Santa Cruz; na Feira do Livro da Nazaré, e em Buarcos, Figueira da Foz, no programa Férias com Livros.
A sessão em Castelo Branco é em regime de voluntariado, e a Alma Azul numa parceria com o projeto Arteira – Cervejaria Artesanal, desafia todos os interessados para a Leitura Comunitária de Poemas de Mário Cesariny, onde estará o poema de amor Em todas as ruas te encontro…, Pastelaria, You Are Welcome to Elsinore, além do já citado O Navio de Espelhos, nome da próxima coleção de poesia Alma Azul, em homenagem a Mário Cesariny.
Recorde-se que Mário Cesariny é apenas uns meses mais novo que Eugénio de Andrade, cruzaram-se e foram amigos, mas após um desencontro estiveram zangados durante várias décadas, reconciliando-se no Porto, no final dos anos 90, do Século XX.
Para a Alma Azul “levar a Poesia de Mário Cesariny a um espaço geográfico que faz parte da infância de Eugénio de Andrade; será também um nobre motivo para a dinamização da Leitura Comunitária em Castelo Branco”.