| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1805 - 16 de agosto de 2023

VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA
A dança da Camisola Amarela

Castelo Branco voltou a receber, na tarde do passado domingo, 13 de agosto, o final de uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, no empedrado da Avenida Nuno Álvares, que já é um local histórico da maior prova de ciclismo nacional.
A vitória da etapa de 188,5 quilómetros que uniu Estremoz a Castelo Branco terminou ao sprint, com o mais rápido a ser o Checo da Caja Rural/Seguros RGA, Daniel Babor, seguido de Andoni Lopez, da Euskaltel-Euskadi, e de João Matias, da Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua.
João Matias, que à partida para Castelo Branco ocupava o segundo lugar da geral, com o resultado alcançado na capital de Distrito, que lhe valeu uma bonificação de quatro segundos, conquistou a Camisola Amarela, que até então era de Rafael Reis, da Glassdrive/Q8/Anicolor, que deste modo passou para a segunda posição a dois segundos do líder.
Mas João Matias envergou a Camisola Amarela por pouco tempo, uma vez que a perdeu logo, na etapa seguinte, disputada segunda-feira, 14 de agosto, entre Mação e a Covilhã (Torre). A etapa rainha da Volta, com 184,3 quilómetros, que levou os ciclistas até ao ponto mais alto de Portugal Continental.
O primeiro a chegar ao topo da Serra foi o Espanhol Delio Fernandez, da AP Hotels & Resorts/Tavira/Farense, que com a vitória na etapa garantiu a conquista da Camisola Amarela.
O segundo a cortar a meta, seis segundos depois, foi Colin Stussi, da Team Voralberg, seguido de Txomim Juaristi, da Euskaltel-Euskadi. O melhor Português foi Henrique Casimiro, da Efapel, a 36 segundos do vencedor.
A Camisola Amarela, no entanto, voltou a mudar de detentor na passada terça-feira, 15 de agosto, na etapa entre Penamacor e a Guarda, com 168,5 quilómetros.
O vencedor da etapa foi o Espanhol Luis Angel Maté, da Euskaltel-Euskadi, que discutiu a vitória com o Russo Artem Nych, da Glassdrive/Q8/Anicolor.
Artem Nych, que apesar de ficar em segundo lugar, conquistou a Camisola Amarela, que era do Espanhol Delio Fernandez e que ao perder pouco mais de dois minutos passou para o segundo lugar da geral.
Depois do dia de descanso, esta quarta-feira, 16 de agosto, a Volta regressa à estrada esta quinta-feira, 17 de agosto, para cumprir a etapa de 162,6 quilómetros entre a Torre de Moncorvo e a Serra do Larouco, em Montalegre, onde a meta coincide com uma contagem de montanha de primeira categoria.

16/08/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
28/09 a 03/11
Punctum – O Jazz em PalcoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
16/10 a 11/11
Chiribi Tátá TátáMuseu do Canteiro, Alcains

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video