Bolsas da UBI apoiam os estudos e premeiam mérito de novos alunos
A Universidade da Beira Interior (UBI) aumenta no próximo ano os apoios financeiros para os seus novos alunos, através do reforço dos programas de bolsas de estudo, que vão tornar o Ensino Superior mais acessível e valorizar o desempenho académico meritório. Conquista o amanhã! é a designação geral desta aposta, que tem como objetivo criar uma Universidade feita de oportunidades iguais para alunos de diferentes contextos sociais e onde o esforço é valorizado.
Para os alunos que chegam à instituição através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), que decorre até ao próximo dia 7 de agosto, há várias ofertas sociais de apoio à frequência dos cursos de 1.º Ciclo ou Mestrado Integrado.
As Bolsas de Incentivo UBI STEAM, no valor de 500 euros, são direcionadas para alunos de 1.º ano de cursos de 1.º Ciclo ou Mestrado Integrado das áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática que tenham ingressado em resultado de candidatura em primeira opção no CNAES e terão, no ano letivo 2023/2024, 230 bolsas disponíveis. A estes apoios, inseridos nas Bolsas Impulso Jovem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e concedidos com verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), juntam-se outros, disponíveis na página UBI Impulso Jovem.
Outra hipótese é o Programa de Excelência +UBI, que tem como objetivo premiar os melhores alunos, com nota de candidatura ao CNAES igual ou superior a 190 pontos e que a colocação seja resultado de candidatura em primeira opção ao curso da UBI em que ingressa. O montante atribuído corresponde ao valor anual da propina.
Existem ainda as Bolsas +UBI, no valor de um ano de propinas, que abrangem os três alunos com melhor nota de candidatura, desde que superior a 140 pontos, numa seleção de cursos. Este ano serão contemplados os 1.º ciclos em Bioengenharia; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica Computacional; Filosofia; Física e Aplicações; Matemática e Aplicações; Química Medicinal e Tecnologia e Produto de Moda Sustentável.
Dentro das ofertas de apoio social, a UBI tem também estabelecidos acordos com diversas entidades, nomeadamente autarquias, que contribuem para minimizar os custos inerentes a estudar na Universidade através da prestação de bolsas a alunos que ingressem em áreas com elevada empregabilidade, de que são exemplo as formações da área da engenharia.
O Fundo de Apoio Social e o Programa Ser Solidário são outros instrumentos disponíveis na UBI com o objetivo de prestar auxílio a alunos carenciados, o primeiro através do pagamento de um valor igual ao montante da propina, em troca da cooperação do aluno em algumas tarefas, de acordo com as suas competências e disponibilidades, durante duas horas diárias, e o segundo através do apoio financeiro e de bens essenciais a alunos em situação comprovada de necessidade económica.
Além dos programas de apoio social especificamente desenvolvidos pela UBI, os alunos podem ainda candidatar-se aos apoios fornecidos pelo Estado, tendo neste campo disponíveis a medida Bolsas +Superior, que pretende incentivar, com o montante de 1.700 euros anuais, a frequência do Ensino Superior em regiões do País com menos procura e pressão demográfica por estudantes economicamente carenciados, e as Bolsas de Estudo de Ação Social do Estado Português, nas quais o valor é calculado de forma individual e transferido mensalmente para a conta bancária do aluno.
Todas as medidas de apoio social e as suas especificidades, bem como informações sobre alojamento, alimentação, transportes, custo de vida e atividades, entre outras, estão disponíveis para consulta no site da Universidade, em Conquista o Amanhã.