SEMPRE crítica Câmara por causa dos Regulamentos de Apoio às Associações
Os vereadores do SEMPRE – Movimento Independente na Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, Jorge Pio e Ana Ferreira, manifestam, em comunicado, “total incredulidade por mais uma evidência no desnorte deste Executivo no que diz respeito ao Regulamento de Apoio ao Associativismo e respetivos apoios para 2023”.
Para o SEMPRE “o Executivo acordou agora, tarde e a más horas, para o problema identificado pelo SEMPRE, quando percebeu que havia a possibilidade das associações não receberem o apoio relativo a 2023. E, após a aprovação dos projetos dos novos Regulamentos de Apoio ao Associativismo, que apresentam um atraso inexplicável até à sua entrada em vigor, o Executivo avança com um aviso de abertura para as associações culturais e recreativas ao abrigo do Regulamento que está a pretender alterar/revogar”.
Acrescentam que “o mesmo Executivo que disse que o Regulamento em vigor não servia os interesses do Concelho, faz agora um aviso ao abrigo desse mesmo Regulamento”, o que os leva a afirmar que “é a desorientação, incompetência e/ou completa insensibilidade para com a realidade do movimento associativo. Avança com um aviso de abertura com base em algo que não concorda e quer alterar? Então se assim pretendia avançar, porque é que só avançou agora? Porque não o fez no início do ano, uma vez que o que está em causa é a atribuição de verbas para o ano 2023? Define-se o período de candidaturas em pleno agosto? Temos candidaturas em simultâneo com a consulta pública do novo Regulamento? Como vão ser atribuídos apoios às associações/clubes desportivos, uma vez que não são contemplados neste aviso?”.
Por tudo isto é salientado que “as preocupações do SEMPRE se confirmam, visto que este Executivo Municipal, por culpa própria derivada da sua incapacidade, já causou prejuízos significativos à normal atividade das associações”.