Desporto Adaptado da APPACDM de Castelo Branco participa no II Open de Natação
A comitiva da natação da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco, deslocou-se até ao Porto para participar no IIº Open de Natação de Special Olympics.
Este evento foi organizado pela Associação Somos Nós, Clube Fluvial Portuense em parceira com os Special Olympics Portugal, que contou com a presença de 40 nadadores. A comitiva albicastrense foi composta por Carla Marujo, João Gil, Raquel Mendes e Rafaela Louro.
Em termos organizativos, a competição desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos. Esta forma de agrupar os atletas denomina-se de divisioning, sendo o processo mais adequado para tornar a competição mais justa para todos os atletas.
A nível classificativo, a atleta Rafaela Louro conquistou ouro as provas de 25 m mariposa e 50 m livres (nível 1), enquanto Raquel Mendes venceu os 50 m bruços e alcançou prata nos 50m livres (nível 2). Os atletas da APPACDM de Castelo Branco João Gil e Carla Marujo conquistaram 5.º lugar nos 25 m livres no nível 1. Na prova de estafeta, a APPACDM CB conquistou o 3.º lugar da classificação geral.
A comitiva albicastrense foi acompanhada tecnicamente pelo Técnico de Desporto Adaptado Pedro Pires e Renata Catarina estudante da Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior Educação e Ciências Sociais, a realizar estágio académico na APPACDM de Castelo Branco.