Fôlego leva gamelão de porcelana e cristal a Vila de Rei
O projeto Fôlego promove, entre 15 e 19 de maio, a oficina Gamelão de Porcelana e Cristal, para alunos do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei, na qual durante o horário escolar, a comunidade escolar poderá aprender a tocar neste instrumento musical coletivo criado pela Companhia de Música Teatral (CMT), o gamelão de porcelana e cristal.
Constituído por centenas de peças de porcelana, faiança, grês, vidro e cristal, o gamelão é simultaneamente um objeto único do ponto de vista visual, uma autêntica escultura, que será instalado no pátio exterior do Agrupamento de Escolas. Concebido pela CMT no âmbito do projeto Opus Tutti, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, este instrumento tem contribuído para tornar a prática musical acessível a todos, “afinando pessoas, pássaros e flores”.
Neste trabalho musical, são usadas estratégias exploratórias e criativas, bem como criados mecanismos de estruturação de ideias musicais não dependentes de notação e que se baseiam na ideia de colaboração e comunicação interpessoal.