Cláudia André questiona mudança da DRAPC de Castelo Branco para a CCDR Centro
A deputada do Partido Social Democrata (PSD) eleita pelo Circulo Eleitoral de Castelo Branco, Cláudia André, numa audição à ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, questionou a transferência de funções da Direção Regional de Agricultura do Centro (DRAPC), localizada em Castelo Branco, para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Centro (CCDR Centro), em Coimbra.
Cláudia André realçou que “não se entende. Quando se colocam hipóteses de transferir serviços centrais de Lisboa para outra região do País a questão é «não podemos transferir os funcionários porque é injusto para estes». E neste momento encontra-se repentinamente a transferência ou extinção destas direções regionais”.
A deputada social democrata quis saber se a ministra “considera que afastar as suas direções regionais do território e do terreno de ação será mais eficaz para a sua ação e sobretudo para os agricultores? Como continuarão a colocar em prática o acompanhamento técnico e científico comunitário sem fazer aumentar a carga burocrática que já de si é elevada?”.
Mesmo depois da ministra afirmar que as pessoas e os locai se vão manter, Cláudia André quis saber “o que será então transferido para as CCDR? O poder de decisão? Transfere-se o poder e a execução fica no local onde está?”.