BioAromas LIIS apresenta projeto no Colóquio Nacional de Horticultura
A equipa BioAromas LIIS - Laboratório de Integração e Inovação Social esteve presente no 2.º Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica, em Baguim do Monte. O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) realizou-se no Auditório da LIPOR e decorreu nos dias 30 e 31 de março.
Com presença permanente do CCVFloresta e BioAromas LIIS neste colóquio, ao segundo dia os jovens/adultos integrantes desta iniciativa visitaram o espaço, onde, numa breve apresentação, caracterizaram em linhas gerais os pilares que sustentam o projeto, as atividades frequentemente realizadas no dia a dia e como estas potenciam uma melhoria social e bem-estar de todos os participantes.
Esta edição do evento, sob o lema A Horticultura Muda Vidas, contou com os mais diversos projetos de cariz social, oriundos de todos os pontos do País, e também por esse motivo, de diversas tipologias e características, sendo apresentados programas de instituições particulares de solidariedade social (IPSS), câmaras municipais, associações, estabelecimentos prisionais, instituições de Ensino Superior, entre outras.
Segundo a organização, a realização deste colóquio tem como finalidade “a partilha de experiências e de processos inovadores, procurando responder aos atuais desafios sociais, ambientais e económicos tanto a nível local como nacional”, apresentando-se como uma excelente forma de dar a conhecer projetos únicos e diferenciadores nas comunidades.
Ao segundo dia de conferência, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, esteve presente, integrado na mesa redonda sobre Responsabilidade Social - O papel dos Municípios, que encerrou o colóquio. Fizeram também parte da mesa redonda, José Franco, da Câmara do Porto; Marisa Moreira, da Câmara de Vila Nova de Famalicão; Zulimar Hernández, do Instituto Politécnico de Bragança; e a moderadora Cecília Delgado, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da NOVA FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.