| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1747 - 22 de junho de 2022

Detetor de quedas desenvolvido na EST com demonstração na SCMCB

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco recebeu o projeto Zelar@CB/ Nyon, desenvolvido por Cassandra Jesus, que é aluna da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco, com orientação do docente Rogério Dionísio e coorientação de Ana Rafaela Rosa, que é aluna do mestrado em Gerontologia Social.
A iniciativa realizou-se no âmbito do projeto de estágio de 3.º ano na UCCI da aluna Andreia Mateus, da licenciatura de Serviço Social, orientado por Ana Barata Chaves, e que se encontra relacionado com o contributo das tecnologias assistivas no regresso dos utentes ao domicílio com autonomia e segurança.
O projeto Zelar@CB/ Nyon pretende monitorar as quedas dos idosos, dentro e fora da habitação, e alertar familiares, cuidadores formais e informais logo que a queda ocorra. Os alertas são enviados através de mensagens SMS ou por email, para uma lista de contactos pré-definida.
De acordo com Cassandra Jesus, “o detetor é fiável e adaptado ao utente. Pode ser integrado numa peça de vestuário, num chapéu ou mesmo num cinto. É muito leve e de grande autonomia, funcionando quer com pilhas, quer com bateria recarregável”.
Revela ainda “estamos a trabalhar noutra versão do detetor que usa tecnologia LoRa no lugar de WiFi ou Bluetooth, para utilizações no exterior da habitação”.
De referir que os utentes da UCCI mostraram-se interventivos e curiosos com a demonstração do projeto Zelar@CB/ Nyon.

22/06/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video