PRESIDENTE DA CÂMARA GARANTE
“Há muitas intervenções nas freguesias a ser planeadas”
A Câmara de Castelo Branco está a realizar ou vai avançar com diversas melhorias nas freguesias do Concelho de Castelo Branco. A garantia foi dada pelo presidente da autarquia, Leopoldo Rodrigues, na sessão pública do executivo realizada na passada sexta-feira, 20 de maio, ao responder a algumas questões levantadas pela vereador Jorge Pio, do SEMPRE – Movimento Independente.
Leopoldo Rodrigues respondendo em relação ao caso concreto do pavilhão multiusos de Cebolais de Cima e Retaxo, adiantou que “o concurso decorreu e nenhum empresa concorreu em condições”, para mais à frente referir que “já me foi dito que nenhum empresa avançará com um valor de menos de dois milhões de euros. O que representa um aumento de 400 mil euros em relação ao valor inicial”. Por isso, avançou que a situação será analisada.
O autarca avançou depois que “há muitas intervenções nas freguesias a ser planeadas”, dando como exemplo “o cemitério de Escalos de Cima, onde estão a ser feitos enterramentos nos corredores”. Uma situação que não considera minimamente digna, pelo que há que resolver o problema, para adiantar que o mesmo se passa com os cemitérios da Paiágua, Almaceda e Maxiais.
Já no que respeita ao Museu de Arte Sacra de São Vicente da Beira, garante que “estamos a tentar resolver”, aproveitando para revelar que “também se vai estudar a reabilitação dos altares de talha dourada da Ermida da Senhora da Orada, que estão em muito mau estado”.
Leopoldo Rodrigues avançou, em termos mais alargados, que está a ser elaborado o plano escola a tempo inteiro, quem tem como objetivo direcionar os assistentes operacionais para aquilo que é a sua função, as crianças serem enquadradas por profissionais qualificados quando não estão em atividades letivas, tudo com a finalidade de responder às necessidades das famílias”.
Por outro lado, adiantou que está a ser estudado modo dos transportes serem mais baratos entre as freguesias e a sede de Concelho, bem como que na área da mobilidade também está em execução o Plano Municipal de Segurança Rodoviária.
António Tavares