APÓS DOIS ANOS ENCERRADO
Parque de Campismo reabre dia 30
O Parque de Campismo de Castelo Branco reabre ao público na próxima segunda-feira, 30 de maio. O espaço, que é gerido pela ALBIGEC - Gestão de Equipamentos Culturais, Desportivos e de Lazer, Empresa Municipal, reabre depois de estar dois anos fechado, devido à pandemia de COVID-19.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, adianta que “fizemos a limpeza das árvores”, pois havia “ramos partidos, muitas árvores secas e alguma vegetação fora do lugar onde devia estar e desordenada”, acrescenta que “também fizemos a limpeza e melhoria dos balneários e melhoramos toda a área envolvente”, para realçar que, “no fundo, criamos as condições para que o Parque de Campismo volte aquilo para que foi feito, que é as pessoas, os campistas, os caravanistas”.
No que respeita às novas valências daquele espaço, o autarca avança que “estamos a prepará-las. Estamos a projetar uma segunda fase de intervenção, mas entendemos que considerando a importância do Parque, considerando também a sua localização e considerando também que em Castelo Branco não temos um parque de campismo, não temos alternativa, consideramos que neste momento tínhamos condições para já abrir o Parque e para ele poder começar a funcionar. A estratégia que definimos foi que as melhorias a fazer irão decorrer com o Parque aberto, não impedindo as pessoas de usufruir do mesmo”. Isto, porque, sublinha, “temos muita gente que nos contacta, seja de Castelo Branco, seja de fora de Castelo Branco, no sentido de nos perguntar porque é que o Parque de Campismo não está aberto e não está a funcionar e é isso que nós queremos ultrapassar, portanto, queremos devolver o Parque à cidade e à Região”. Tanto mais, contínua, porque “sabemos que há muita gente e cada vez mais pessoas a fazer caravanismo, gostam do turismo da natureza, de estar em proximidade com as áreas naturais e entendemos que havia esta necessidade e que havia necessidade de devolver este espaço”.
Leopoldo Rodrigues garante que o Parque de Campismo “está preparado para receber as caravanas, está preparado para receber autocaravanas, tem condições para fazer o despejo dos dejetos no espaço do Parque, tem acesso à energia elétrica ao longo de todo o Parque. As instalações sanitárias são praticamente novas, os balneários, portanto tem todas as condições para funcionar e para funcionar bem”.
Além de tudo isto realça que “tem uma coisa extraordinária, pois tem muita sombra, uma vez que em todo o Parque existe um conjunto de árvores frondosas, bonitas e que permitem o bem-estar das pessoas que queiram usufruir daquele parque”.
No que respeita ao investimento realizado, Leopoldo Rodrigues, afirma, que “neste momento, é dos meios da Câmara. O trabalho foi feito com os meios da Câmara. Relativamente aos investimentos a fazer, nomeadamente em bungalows, na piscina, nos espaços desportivos, ainda não temos estimativa, estamos a trabalhar agora nos projetos, de modo a depois os podermos lançar”.
António Tavares