DE 8 A 10 DE ABRIL EM ALCAINS
Feira do Queijo em formato presencial e com algumas novidades
Alcains é palco, de 8 a 10 de abril, da Feira do Queijo, que decorrerá em formato presencial e apresentará algumas novidades, com o objetivo de ganhar maior dimensão, tanto a nível local, como internacional.
Na apresentação do certame, realizada esta segunda-feira, 28 de março, na Câmara de Castelo Branco, o presidente da autarquia, Leopoldo Rodrigues, começou por afirmar que “a Feira do Queijo regressa a Alcains em formato presencial”, para realçar que “o queijo é um produto muito importante para a vila, para a Freguesia, mas também além disso”.
Leopoldo Rodrigues admite que, “infelizmente, a produção de queijo atravessa algumas dificuldades” ao referir que “há cada vez menos produtores”, sendo que os problemas que existem “é a dificuldade da parte de alguns dos produtores históricos (devido à idade)”, apontando também para “a falta de leite, porque alguns dos produtores se direcionaram mais para a produção de carne ou de leite e não para o queijo”.
De qualquer modo, o objetivo da Feira do Queijo, realça o autarca, “é mostrar as potencialidades deste produto gastronómico e o que ele representa para a economia local”. Tudo para reforçar que “serão três dias de intenso convívio”, em redor de “um produto gastronómico de excelência”, num certame que resulta da colaboração entre a Câmara de Castelo Branco e a Junta de Freguesia de Alcains.
Na mesma linha, a presidente da Junta de Freguesia de Alcains, Milena Santos, acrescenta que o objetivo da Feira do Queijo “é reverter os problemas inerentes à produção de queijo” e sublinhou que a Feira “é um centro de inovação à volta deste mecanismo para a produção de queijo”.
Milena Santos revelou ainda que no certame se pretende “divulgar e promover o queijo e acrescentar mais qualquer coisa”, dando como exemplo, “um produtor de cardo, que também apresenta mobiliário feito a partir do cardo”.
A Feira do Queijo contará com a presença dos três produtores atualmente existentes em Alcains, que são a Tapada das Sortes, a Pedra da Légua e o Cabeço do Carvão, mas a finalidade é que participem também produtores de outras zonas do País e mesmo da vizinha Espanha, sendo que nesta edição, “em princípio, estará presente o queijo da Diputación de Zamora”.
Com o foco nesta matéria, Leopoldo Rodrigues revelou que, “no próximo ano e nos seguintes o intuito é reforçar o orçamento, com a finalidade de ter mais espaço e mais participantes”.
Tudo, porque “queremos que esta se afirme como uma Feira do Queijo que se realiza em Alcains, mas alargar a outras zonas, pois também assim se promove o queijo aqui produzido”, sendo ainda realçado que a meta é “fazer parcerias (no País e Espanha), para envolver outros produtores” e, assim, o certame ganhar dimensão.
O programa começa dia 8 de abril, às 18 horas, com a inauguração do certame, com o Grupo de Percussão da Associação Recreativa de Alcains (ARCA), sendo que à noite, a partir das 21h30, a música está de regresso, com a atuação da banda Os Red.
Dia 9 de abril, as atividades começam às 8h30, com o projeto Fusilli, no Mercado Municipal de Alcains. A partir das nove horas há animação de rua com o Váatão. Ainda de manhã, a partir das 10 horas, realiza-se a atividade Simposium de Valorização do Queijo, dinamizada pelo InovCluster/CATAA, no Centro Cultural de Alcains. Já na parte da tarde, a partir das 14h30, no Museu do Canteiro, decorrer a sessão de leitura Mais uma ovelha, para crianças dos cinco aos 12 anos. Também às 14h30 chega a música, com o grupo Beira Brass Band. A partir das 15 horas, a Associação Cultural Alcainense – Alzine, realiza um Peddy Beer. O programa continua às 16 horas, com uma sessão de cinema, no Centro Cultural de Alcains. A partir das 17 horas decorre um showcooking, com o chef Francisco Santos. O grupo musical Bando das Gaitas atua a partir das 18h30 e à noite, a partir das 22 horas, realiza-se o concerto Remember Queen.
Dia 10 de abril o programa começa às nove horas, com o passeio pedestre Rota das Leiteiras, dinamizado pela Associação Papa Léguas, e com um passeio de motorizadas organizado pelo Motoclube Dogs´Land. A partir das 10 horas, a Confraria Gastronómica do Laburdo de Alcains, realiza o showcooking Prova de Laburdo, que é um prato típico de Alcains. Uma hora depois, às 11 horas, no Mercado Municipal de Alcains, decorre um atelier do queijo, dinamizado pelo Inovcluster/CATAA, no qual as crianças têm a oportunidade de produzir queijo. A animação musical chega às 14 horas, com a Fanfarra Váatão, e a partir das 14h30, no Museu do Canteiro, realiza-se a sessão de leitura Um Presente de Páscoa, para crianças dos cinco aos 12 anos. A partir das 16 horas realiza-se um concerto com a Tuna da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) e o Grupo de Concertinas da ARCA, sendo que o fecho da Feiro do Queijo está marcada para as 19 horas.
António Tavares