Edição nº 1720 - 15 de dezembro de 2021

SERVIÇO DE PEDIATRIA DO HAL
Pai Natal alpinista entrega prendas às crianças

As crianças internadas no Serviço de Pediatria do Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco receberam, esta terça-feira, 14 de dezembro, a visita de um Pai Natal alpinista que, através de cordas, desceu pelo exterior do edifício da unidade hospitalar, desde o nono até ao quinto piso, onde as crianças estão internadas.
Uma iniciativa com espírito natalício que resultou de uma organização conjunta entre o alpinista Tiago Bernardes e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), através do HAL.
Assim, as crianças e os seus acompanhantes, bem como toda a equipa do Serviço de Pediatria, foram surpreendidos pelo velho de barbas brancas vestido de vermelho que, como não podia deixar de ser, trazia no seu saco prendas para os mais novos que. Deste modo, por momentos, puderam esquecer a doença e viver o espírito de Natal.
Para o presidente do Conselho de Administração da ULSCB, José Nunes, esta foi uma “iniciativa muito importante para criar uma alegria especial para as crianças que aqui estão internadas. Assim tiveram prendas e puderam também assinalar um momento especial, como é o Natal”.
José Nunes destaca que “acolhemos a iniciativa do melhor grado” e sublinha que “estou muito contente com esta iniciativa”.
Tudo, até porque este foi “um evento muito interessante, único, que nunca tinha acontecido”, apesar de obrigar “a uma logística aprofundada, devido à pandemia, mas também pelas condições de segurança que foi necessário garantir. Correu muito bem, porque a organização delineou tudo ao pormenor”.
Por isso frisa que “esta é uma iniciativa que fica gravada para nós, mas, principalmente, para as crianças”.
Quanto à quadra natalícia que se aproxima, José Nunes assegura que “apesar da situação de contingência originada pela pandemia de COVID-19 vamos dar oportunidade de visitas aos doentes, não só aos da Pediatria, como aos dos outros serviços, cumprindo as regras em vigor”.
Na mesma linha a diretora do Serviço de Pediatria, Almerinda Silva, avança que tudo isto “é importante para o processo de cura, porque se a acriança está bem psicologicamente, também a melhora, a cura, tem uma evolução melhor”.
Almerinda Silva acrescenta que “se tenta dar o melhor às crianças” e, por isso, no Natal “terão mais visitas e alargadas, festas e a própria alimentação será diferente”, de acordo com a época festiva.
Por outro lado, avança que no período de Natal “vamos tentar ter o menor número possível de crianças internadas. Assim, vamos dar-lhes alta, se possível, caso contrário o objetivo é avançar para o tratamento em ambulatório”, sendo que o internamento é a última opção.
Já Tiago Bernardes, o Pai Natal alpinista, também não esconde a sua satisfação pela realização desta iniciativa, pelo facto de “ver nestas crianças a sua cara de felicidade. Isto é fazer pequenas coisas de forma extraordinária”.
Tiago Bernardes revela ainda que, “nas cordas, esta é a primeira vez que fiz esta descida”, o que lhe permitiu cumprir um duplo objetivo, que “é fazer o que gosto e fazer as pessoas felizes”.
António Tavares

15/12/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video