Edição nº 1720 - 15 de dezembro de 2021

NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE 2022
Obra de António Salvado cresce

O primeiro semestre do próximo ano será repleto de novidades, no que respeita a novas obras do poeta Albicastrense António Salvado, depois de ter publicado Primeiros poemas, que é uma seleção dos poemas de dois opúsculos, quase desconhecidos, publicados em Castelo Branco e anteriormente a A Flor e a Noite (1955), livro considerado como o primeiro livro de poesia de António Salvado.
Assim, em 2022 será lançado o livro Leituras várias com aragens da cidade, que é uma obra com um conjunto de poemas ilustrados por Carlos Matos. Poemas e ilustrações que se inspiram em recantos Albicastrenses, “pelos quais se dá pouco”.
Também conhecerá a luz do dia a edição portuguesa de Malva, um longo poema em prosa evocativo da infância e adolescência de António Salvado na casa da Rua D’Ega, e ainda de factos familiares, evocação e factos matizados por original carga poética. Editado em Espanha, com produção de Alfredo Pérez Alencart, a edição a sair em Portugal resulta do apoio do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e será uma espécie de traço de união entre dois estabelecimentos de Ensino Superior e de duas cidades, ou seja, entre a Universidade de Salamanca e o Politécnico, e entre as cidades Alva de Tormes e Castelo Branco.
Também nos primeiros meses de 2022 será publicada a obra Palavras magoadas de D. Quixote para Dulcineia, ilustrada com desenhos de José Dias Pires e que reúne algumas dezenas de poemas originais de António Salvado.
Outra novidade será Sinais de Deus na minha poesia. Um livro editado em Espanha há alguns anos, com o título Señales de Dios en mi poesia, com introdução de Alfredo Pérez Alencart e um estudo-prefácio do humanista, professor e vice-reitor da Universidade de Pontifícia de Salamanca, Alfonso Ortega Carmona. Uma obra na qual a cada poema selecionado se junta um comentário pertinente, de António Salvado. A edição portuguesa terá uma estrutura idêntica à espanhola.
A obra Salvadiana será também enriquecida com Versos de amor na poesia de António Salvado, uma ampla antologia em horizonte temporal que vai dos livros A Flor e a Noite até aos livros mais recentes.
A isto há ainda a acrescentar Os animais (comparações, imagens, metáforas e personagens) na poesia de António Salvado, uma antologia da referida temática de vários poemas, todos ilustrados com aguarelas de Rosário Bello.
Para terminar o vasto rol de obras de António Salvado a editar no primeiro semestre do próximo ano, há ainda a ter em consideração Leituras XIV, que é o 14.º volume das prosas de António Salvado, de uma série iniciada em 1994. Uma série de conteúdos muito diversificados, incluindo textos de ensaios, de conferências, de participação em colóquios, de crítica literária e artística, entre outros, até nova edição de obras, como é o caso de uma de Frei Luís de Sousa; O Cântico dos Cânticos, e a seleção de textos do Portugal Renascentista do cronista Albicastrense Frei Manuel da Rocha.
António Tavares

15/12/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video