Edição nº 1717 - 24 de novembro de 2021

João Belém
APRENDER OBSERVANDO OS OUTROS

É preciso sentir a necessidade da experiência, da observação, ou seja,
a necessidade de sair de nós próprios para aceder à escola das coisas,
se as queremos conhecer e compreender.”
Emile DurKheim

Uma das teorias de maior influência na psicologia é a da aprendizagem social (Bandura, 1977), a qual defende que, em vez de o comportamento adquirido ser estritamente uma questão de recompensas ou reforços, pode ocorrer através de uma aprendizagem por observação. Ele afirma que as pessoas compreendem como se devem comportar através do comportamento dos que os rodeiam.
As pessoas estão rodeadas por modelos que são observáveis, sejam familiares, colegas, professores ou até figuras da televisão. Estes modelos apresentam comportamentos que podem ser observados ou codificados e mais tarde imitados ou copiados. Uma pessoa imita mais facilmente o comportamento de alguém de quem se sente semelhante.
Existem três conceitos principais na teoria da aprendizagem social.
1. Uma pessoa pode adquirir um comportamento através da observação.
2. O estado mental é um aspeto importante da aprendizagem.
3. Aprender não significa necessariamente que o comportamento mude
Para a aprendizagem social ter êxito, existem determinados requisitos:
- Atenção: para aprender, precisamos de prestar atenção e tudo o que a faz diminuir afeta negativamente a aprendizagem por observação.
- Retenção: temos que conseguir armazenar a informação para mais tarde a ir buscar e usar.
- Reprodução: depois de prestar atenção reter a informação, o comportamento observado tem de ser executado. A prática pode levar à melhoria do comportamento.
- Motivação: o último elemento para o êxito de uma aprendizagem através observação é que temos de estar motivados para imitar o comportamento. É neste ponto que o reforço e o castigo se tornam relevantes. Se um comportamento observado é reforçado, podemos querer imitar essa resposta; se um comportamento observado é castigado podemos ficar motivados para não fazer essa ação.
A teoria destaca o aprendizado por meio da observação. Bandura aponta que o estado mental interno daquele que está aprendendo desempenha um papel fundamental no processo de absorção de conhecimento. Assim, a aprendizagem social acontece a partir da interação entre a mente do aprendiz e o ambiente ao seu redor. Ou seja, essa teoria ressalta aquilo que deve ser levado em consideração por todos: educa-se pelo exemplo e ações.
A comparação é inata ao ser humano. Ao observar os outros, aprendemos (ou não) com diferentes modelos de comportamento. O sinal vermelho, no entanto, acende quando alguém age sempre em função de se comparar com os outros, pois devemos ter uma visão subtil das pressões sociais que contribuem para a aprendizagem dos comportamentos.
Convém refletir sobre isto...

24/11/2021
 

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
04/04
Maria Carvalho Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
05/04
Paisagens SonorasFábrica da Criatividade, Castelo Branco
05/04 a 06/04
Odisseia Teatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
05/04 a 06/04
Uma Páscoa, Várias CulturasMedelim, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video