EM VILA VELHA DE RÓDÃO
Exercício Fénix envolve 300 militares
Vila Velha de Ródão está a ser palco, até dia 26 de novembro, do exercício Fénix 21, que conta com o envolvimento de cerca de 300 militares do Exército Português e 65 viaturas de tipologia diversa. O exercício tem como objetivo treinar e testar a capacidade de planeamento e resposta do Exército a uma hipotética situação de emergência, que coloque em causa a proteção e salvaguarda de pessoas e bens, tendo por base os potenciais pedidos de apoio da estrutura de Proteção Civil, no âmbito dos Planos de Emergência de Proteção Civil aplicáveis.
O tenente-general, António Martins Pereira, Comandante das Forças Terrestres e responsável pelo exercício, durante a apresentação da ação, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, afirmou que “o cenário deste que é um exercício nacional é o de um sismo cujos efeitos se fazem sentir em Vila Velha de Ródão, assim como em outras regiões não incluídas no cenário, e para o qual é pedido o apoio e a mobilização dos meios do Exército num contexto de emergência complexa, considerando que os agentes de Proteção Civil e outras entidades de apoio se encontram a desenvolver as suas atribuições no terreno. O cenário prevê sobretudo solicitações de apoio suplementar devido à incapacidade dessas entidades darem resposta face ao volume extremo de solicitações”.
A ocasião foi também aproveitada pelo presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, para destacar a importância da realização desta iniciativa no Concelho, ao afirmar que “este é um concelho que apresenta algumas preocupações do ponto de vista da Proteção Civil. Temos aqui uma dimensão industrial muito relevante, temos também a linha férrea e temos o Rio Tejo. Este exercício representa uma excelente oportunidade para todos os envolvidos, serviços municipais e bombeiros inclusive, aprenderem e se prepararem para algo imprevisto que possa aqui acontecer”.
Através desta iniciativa o Exército pretende avaliar a capacidade de ativação e movimentação das forças no terreno e treinar o Plano de Apoio Militar de Emergência, em todas as dimensões, de modo a garantir a sua atualização e eficácia.
Os principais momentos do Exercício FÉNIX 21 tiveram lugar esta terça-feira, 23 de novembro, bem, como tem lugar esta quarta-feiras, 24 de novembro, com a deslocação dos meios para a zona de concentração e reserva e a realização de um simulacro que envolve cenários de apoio sanitário a larga escala, o derrame de substância perigosa em acidente rodoviário, a desobstrução de vias de comunicação, situações de evacuação de população e de busca e salvamento, ou a necessidade de apoio cartográfico e apoio logístico.
Quinta-feira, 25 de novembro, o dia é dedicado à visita de entidades e ao balanço da atividade, ocasião que contará com a presença o general chefe do Estado-Maior do Exército, José Nunes da Fonseca, e do presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira. Do programa deste dia fazem parte uma apresentação do Exercício e a visita às capacidades do Exército no âmbito do Apoio Militar de Emergência.
A realização do Exercício FÉNIX 21 conta com a participação e apoio da Câmara de Vila Velha de Ródão e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.