Sertã recebe Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil
O antigo edifício dos Bombeiros Voluntários da Sertã acolherá, no próximo ano, a sede do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Nesse sentido o antigo quartel dos Bombeiros será alvo de requalificação, devendo ficar pronto no mês de maio do próximo ano.
O presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, refere que recebeu recentemente do Governo a confirmação da vinda desta estrutura para o Concelho da Sertã e mostrou-se bastante satisfeito pelo culminar das démarches desenvolvidas pela autarquia.
À semelhança desta estrutura da CIM Médio Tejo, que ficará na Sertã, serão criadas estruturas semelhantes em todas as comunidades intermunicipais.
Refira-se que a criação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil decorre do Decreto-Lei 45/2019, que aprovou a nova orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que apresenta alterações na relação entre os diferentes níveis da administração, central, regional e sub-regional, com a instituição dos comandos regionais e sub-regionais de emergência e proteção civil.
O autarca Sertaginense referiu tratar-se do regresso deste tipo de estruturas ao Concelho, recordando que o primeiro Centro de Comando Operacional do País foi instalado na Sertã, tendo funcionado de 1985 a 2002, sendo depois transferido para a sede de Distrito, Castelo Branco, na sequência da reorganização administrativa dos Serviços de Proteção Civil.