Edição nº 1711 - 13 de outubro de 2021

30 ANOS COMEMORADOS NUMA CERIMÓNIA
HAL já fez mais de um milhão e meio de TAC em 30 anos

O Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco, nos últimos 30 anos, já serviu quase um milhão e meio de utentes com recurso à tomografia axial computorizada (TAC).
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) realça que “na área geográfica entre os concelhos de Elvas e Belmonte foi, durante alguns anos, o único aparelho existente para servir as populações desta parte do Interior de Portugal”.
Recorda, por outro lado, que “a tecnologia da área da imagiologia foi inaugurada no dia 4 de outubro de 1991 sendo, ao tempo, o único aparelho existente em hospitais não centrais” e avança que “ainda que em 1991 o uso desta tecnologia fosse ainda bastante limitada, logo no primeiro mês de funcionamento, foram feitos 30 exames de TAC no HAL. Uma tendência que se viria a ajustar com um aumento considerável da utilização deste sistema de imagiologia que regista uma média aproximada de 40 mil exames por ano nesta unidade hospitalar”.
A administração da ULSCB assinalou os 30 anos de funcionamento da TAC no passado dia 4 de outubro com uma pequena cerimónia, na Sala de Sessões, na qual foi feito um pequeno balanço e convidado o primeiro paciente que, em 1991, usufruiu da nova tecnologia.
Na altura, com 36 anos, o beneficiário, Manuel Cardoso, testemunhou a importância que teve para o seu bem-estar o aparelho de TAC.
Devido a um quisto hidático, a possibilidade de acesso a este exame viria a proporcionar-lhe um tratamento, mais direcionado e eficaz.
Durante a cerimónia comemorativa esteve presente o Conselho de Administração da ULSCB que se congratulou com a celebração, tendo o seu presidente, José Nunes, reforçado a “aposta que se pretende cada vez maior nas novas tecnologias como forma de melhor servir os utentes”.
Esta nova tecnologia, que teve o seu início no começo dos anos 70 funcionava, inicialmente, com captação de uma única imagem de corte da zona a avaliar, por isso tinha o nome de Tomografia Axial Computorizada. Atualmente, tem apenas a designação de tomografia computorizada (TC) permitindo a recolha muito mais rápida e de um maior número de imagens, agora tridimensionais.

13/10/2021
 

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video