Edição nº 1711 - 13 de outubro de 2021

NOS 50 ANOS DE ELEVAÇÃO DE ALCAINS A VILA
Alma Azul organiza magusto em Alcains

A Alma Azul vai assinalar os 99 anos do nascimento de Agustina Bessa-Luís em Coimbra, na próxima sexta-feira, 15 de outubro, na Galeria Santa Clara, dentro do programa Coimbra Literária = 1991-2021; e em Alcains, no próximo domingo, 17 de outubro, a partir das 17 horas, na Ermida de Santa Apolónia.
Em Alcains, castanhas assadas e jeropiga vão acompanhar a leitura de três cartas, duas de Agustina Bessa-Luís e uma de Eduardo Lourenço, além de dois poemas de Eugénio de Andrade, que são Fim de verão e Ao Eduardo Lourenço na Flor da Sua Idade, numa proposta integrada no programa Do verão ao outono – Alma Azul em Alcains.
Divulgar as cartas que Agustina Bessa-Luís e Eduardo Lourenço trocaram após o seu encontro em França, que também contou com a presença de Eugénio de Andrade, em 1968, revelando os dois autores aspetos curiosos da política, pensamento e costumes da época, é um dos objetivos das sessões, a que a Alma Azul em Alcains junta os poemas de Eugénio de Andrade, e um magusto aberto a todos os interessados.
O Magusto Alma Azul assinala os 50 anos de elevação de Alcains a Vila, a partir de uma tradição bem local, que é a Feira de Todos os Santos, com as suas castanhas assadas e jeropiga com que os Alcainenses celebram o reencontro e a amizade.
Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922, e é autora de uma obra vasta que vai do romance à biografia, da crónica aos contos, num percurso único que os seus pares, de José Saramago a António Lobo Antunes, classificam de génio absoluto.
Enquanto a Alma Azul prepara, neste último trimestre do ano, um programa para assinalar, em 2022, o centenário do seu nascimento, a produtora Alcainense apresenta no próximo dia 17, de forma informal e festiva a autora de O Comum dos Mortais e Alegria do Mundo; a que junta dois homens da Beira, Eduardo Lourenço e Eugénio de Andrade, numa homenagem a Agustina Bessa-Luís em Alcains, localidade que cumpre em novembro 50 anos de elevação a Vila.
O Magusto Alma Azul é aberto, gratuito, e em regime de voluntariado cultural, mas é deve ser feita inscrição através do endereço eletrónico alma.azul.1999@gmail.com.

13/10/2021
 

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video