NOS LARES DE IDOSOS E UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS
ULSCB continua vacinação contra o COVID-19
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) recorda, em comunicado, que “as primeiras vacinas contra o SARS-CoV2 chegaram à ULSCB no passado dia 28 de dezembro, tendo-se iniciado a vacinação aos profissionais de saúde no dia 29 de dezembro”, bem como que “nos concelhos de Idanha-a-Nova e Penamacor, por terem sido considerados de risco maior, a vacinação arrancou a 5 de janeiro nos lares de idosos e Unidade de Cuidados Continuados (UCI)”.
Isto, para realçar que “a campanha de vacinação contra o SARS-CoV2 vai continuar ao longo desta semana em todas as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) abrangidos pela área de influência da ULSCB, iniciando-se pelos concelhos de Castelo Branco e Sertã. Posteriormente serão vacinadas todas as ERPI e Unidades de Cuidados Continuados (UCC) da área de abrangência da ULSCB, com término no dia 24 de janeiro”.
É também adiantado que “em Castelo Branco, a vacinação iniciou-se hoje, dia 18 de janeiro, na Santa Casa da Misericórdia, por ser considerada uma instituição de grandes dimensões, e na Sertã a vacinação vai iniciar-se amanhã (19 de janeiro)”, sendo salientado que “a vacinação nas ERPI e UCC tem o apoio incondicional dos profissionais das próprias instituições, em esforço conjunto com os profissionais da ULSCB, aplicando-se todas as normativas da Direção-Geral da Saúde (DGS) e normativos internos da ULSCB”.
Por outro lado é adiantado que “em simultâneo com esta atividade continua a segunda dose da vacinação dos profissionais da ULSCB, quer a nível hospitalar, quer a nível dos Cuidados de Saúde Primários”.
A diretora clínica da ULSCB, Eugénia André realça que “todos os hospitais do País estão sujeitos a uma grande pressão devido à pandemia e a ULSCB não é exceção. No entanto, estamos a trabalhar diariamente para criar condições para aliviar essa pressão, o que não está a ser fácil, pois o País estar a chegar ao seu limite máximo”.