DGS assume centralização de dados e informações sobre COVID-19
O relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado este domingo, 19 de abril, apresenta dois novos casos de COVID-19 no Distrito de Castelo Branco, sendo um deles no Concelho de Castelo Branco e outro no Concelho da Sertã. Assim, segundo os dados do relatório da DGS, Castelo Branco apresenta agora quatro casos, os mesmos que a Sertã, enquanto a Covilhã apresenta cinco.
A Gazeta do Interior, a exemplo do que tem feito diariamente, contactou a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), de modo a obter mais informações de âmbito local, para manter os leitores a par da situação. Nesse contacto a diretora clínica da ULSCB, Eugénia André, cumprindo o que foi estabelecido, apenas afirmou que “os dados e informações estão centralizados no site da DGS, que está atualizado”.
Perante a falta de informação de fontes oficiais, com a finalidade de disponibilizar o máximo de informação sobre a situação a nível local, a Gazeta do Interior contactou fontes fidedignas, mas que não se identificam, para se salvaguardarem, pelo que pode avançar que os dois novos casos que constam no relatório da DGS, um de Castelo Branco e outro da Sertã, foram diagnosticados e os doentes estão internados em hospitais fora do Distrito.
Também de acordo com fontes fidedignas é possível avançar que na passada sexta-feira, 17 de abril, teve alta clínica o senhor de 71 anos, do Concelho de Castelo Branco, que estava internado no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco, desde dia 5 de abril.
Apesar da falta de informação oficial pormenorizada, originada pelo facto da tutela centrar os dados no site da DGS, a Gazeta do Interior, sempre com o foco em manter os leitores informados, até para que não se criem situações de falsas notícias ou de alarmismo, vai continuar, por todos os meios credíveis, a desenvolver todos os esforços, no sentido de divulgar toda a informação fidedigna a que possa ter acesso.
António Tavares