ATÉ 9 DE NOVEMBRO
COVID fecha Museu Francisco Tavares Júnior
O Museu Francisco Tavares Júnior, em Castelo Branco, está fechado ao público, depois de ali se ter registado um caso positivo de infeção por COVID-19.
Na página do CB Acontece a Câmara de Castelo Branco adianta que “resolveu encerrar, por precaução, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior. Este encerramento que aconteceu no sábado, dia 31 de outubro, deverá manter-se até dia 9 do corrente mês e deveu-se ao surgimento de um caso positivo de COVID-19, neste equipamento municipal. Esta é uma medida de prevenção que visa permitir a salvaguarda dos funcionários do Museu, bem como dos visitantes. Para além dos procedimentos normais em termos de triagem e testagem, será feita uma higienização do equipamento cultural, garantindo que, no momento da sua reabertura, a mesma acontece com toda a segurança”.
No Concelho de Castelo Branco, ontem, terça-feira, 3 de novembro, havia 222 casos ativos de infeção por COVID-19, num dia em que neste concelho se registaram 17 casos novos e 20 curados, de onde resultou uma diminuição do total de casos ativos.
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) adianta que no Concelho de Idanha-a-Nova há 151 casos ativos, sendo que hoje (terça-feira, 3 de novembro) se registaram 10 casos novos e 13 curados, pelo que também neste concelho se registou uma diminuição do total de casos ativos.
Já no Concelho de Penamacor havia dois casos ativos, sendo que hoje (terça-feira, 3 de novembro) se registou um novo caso e um curado.
No Concelho de Vila Velha de Ródão o total de casos ativos era de 13. Neste concelho, hoje (terça-feira, 3 de novembro), registou-se um caso novo e três recuperados, de onde resulta um decréscimo no total de casos ativos.
No Concelho de Oleiros há um caso ativo, no de Proença-a-Nova 11, no da Sertã 10 e no de Vila de Rei três.
De realçar, ainda, que esta terça-feira, 3 de novembro, no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco estavam internadas em enfermaria nove pessoas com COVID-19, enquanto na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes (UCIP) estavam internadas duas pessoas.
De referir que na semana passada, no Distrito de Castelo Branco se registaram mais dois surtos de COVID-19.
Na Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco (SCMCB), mais concretamente no Centro Comunitário João Carlos Abrunhosa, na passada quarta-feira, 28 de outubro, foram detetados 24 casos de infeção por COVID-19, dos quais 12 utentes e os restantes 12, colaboradores.
Mais a Norte do Distrito de Castelo Branco, no passado sábado, 31 de outubro, era conhecido um novo surto de COVID-19 no Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Valverde, no Concelho do Fundão. A Câmara do Fundão e o Centro Paroquial adiantaram, em comunicado, que o Lar do Centro Paroquial “ao dia de hoje soma 22 utentes e oito funcionários infetados”, ou seja um total de 30.
Por outro lado é de realçar que o relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS), até agora publicado às segundas-feiras, não o foi esta segunda-feira, 2 de novembro, sendo adiantado que “os dados por concelho serão atualizados durante esta semana, na sequência da reformulação dos indicadores relativos aos novos casos de COVID-19 pela Direção-Geral da Saúde. As medidas de controlo de COVID-19 têm por base a incidência cumulativa a 14 dias, que corresponde ao número de novos casos nos últimos 14 dias por 100.000 habitantes. Pretende-se que esta seja a principal métrica utilizada na avaliação de risco de cada concelho para que os cidadãos possam acompanhar a evolução da pandemia nos concelhos”.
António Tavares