| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1677 - 10 de fevereiro de 2021

NA ÚLTIMA SEMANA
Casos ativos de COVID-19 registam decréscimo no Concelho de Castelo Branco

Os casos ativos de COVID-19 registaram, na última semana, um decréscimo no Concelho de Castelo Branco. Entre o dia 3 de novembro e ontem, terça-feira, 10 de novembro, os casos ativos de infeção pelo novo coronavírus no Concelho de Castelo Branco, tinham registado uma redução de 222 para 165, ou seja, menos 57.
No mesmo período, no Concelho de Idanha-a-Nova também houve uma redução de um caso, ao baixar de 151 para 150.
No Concelho de Vila Velha de Ródão baixou de 13 para nove, ou seja, menos quatro.
Já no Concelho de Penamacor registaram-se mais sete casos ativos, passando de dois para nove.
Na área de abrangência da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) estes são os dados relativos à Beira Interior Sul (BIS), sendo que no que respeita ao Pinhal Interior Sul (PIS), ainda no mesmo período, no Concelho de Oleiros, registou-se mais um caso, passando de um para dois.
Aumento mais significativo foi o que se verificou no Concelho de Proença-a-Nova, ao subir de 11 para 44, ou seja, mais 33 casos.
Um aumento considerável também se registou no Concelho da Sertã, ao passar de 10 para 24, mais 14 novos casos ativos.
No Concelho de Vila de Rei, também houve um acréscimo de dois casos ativos, subindo de três para cinco.
De realçar é que os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) referentes aos concelhos são desconhecidos desde dia 26 de outubro, sendo esse o dia em que foi publicado o último relatório semanal com dados concelhios.
O relatório que era para ser divulgado dia 2 de novembro, acabou por não o ser, com a DGS a avançar que “os dados por concelho serão atualizados durante esta semana, na sequência da reformulação dos indicadores relativos aos novos casos de COVID-19 pela Direção-Geral da Saúde”, mas tal não sucedeu.
Esta segunda-feira, 9 de novembro, esse relatório voltou a não ser divulgado, com a DGS a afirmar que “os dados por concelho serão atualizados assim que possível, na sequência da reformulação dos indicadores relativos aos novos casos de COVID-19 pela Direção-Geral da Saúde”.
Por outro lado, é de recordar que desde esta segunda-feira, 9 de novembro, está em vigor um novo Estado de Emergência, que introduz novas medidas nos 121 concelhos de alto risco, entre os quais seis do Distrito de Castelo Branco, que são Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Deste modo de segunda a sexta-feira há recolher obrigatório, com algumas exceções, entre as 23 e as cinco horas, enquanto nos fins de semana de 14 e 15 de novembro e 21 e 22 de novembro o recolher obrigatório vai das 13 às cinco horas.
De realçar, no entanto, que esta quinta-feira, 12 de novembro, é revista a lista dos concelhos de alto risco. Assim, haverá concelhos que podem sair da lista, deixando de estar abrangidos pelas medidas, como poderá haver concelhos que passam a integrar a lista, passando a ter que se reger pelas medidas.
António Tavares

11/11/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video