58 infetados no Centro de Dia da Fundada
Um surto de COVID-19, com um total de 58 infetados, foi detetado no Centro de Dia Família Dias Cardoso, na Fundada, Concelho de Vila de Rei. Dos 58 infetados, 42 são utentes e 16 funcionários, sendo que estão todos assintomáticos. De referir, ainda que 11 dos utentes testaram negativo e encontram-se em isolamento.
Os contactos já identificados das pessoas infetadas também já estão em isolamento, de forma a evitar a disseminação da doença. As entidades competentes continuam a rastrear todos os possíveis contactos, para estes poderem ser também isolados e devidamente testados.
Com este novo surto, no Concelho de Vila de Rei, esta sexta-feira, 29 de janeiro, o total de casos ativos, segundo a autarquia, ascendem a 74.
A Câmara de Vila de Rei realça também que “todos os utentes e funcionários do Centro de Dia Família Dias Cardoso haviam já recebido a primeira dose da vacina, o que se espera que se possa traduzir em algum grau de proteção adicional”, bem como que “o Plano de Emergência da instituição foi já ativado, em estreita articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e com o apoio da Proteção Civil e do Município de Vila de Rei”, sendo sublinhado que “serão tomadas todas as devidas medidas para impedir a continuidade da propagação do vírus no Centro de Dia e na comunidade”.
Face a estas incidências, a Comissão Municipal de Proteção Civil, como medidas preventivas, decidiu encerrar o Mercado da Fundada e suspender o Transporte da Comunidade no percurso Fundada – Vila de Rei.
A Câmara de Vila de Rei relembra que disponibiliza apoio psicológico a todas as pessoas que necessitem desse serviço, com as marcações a serem feitas através do telemóvel 912514347.
Por outro lado, os Serviços de Ação Social da Câmara e o CLDS 4G encontram-se a assegurar os serviços de entrega de alimentos e/ou medicamentos a todos os cidadãos que se encontrem em situação de isolamento ou infetados pelo vírus Sars-Cov-2.