Edição nº 1671 - 30 de dezembro de 2020

CALENDÁRIO 2021
Em 2021 feriados dão três fins de semana prolongados e possibilitam quatro pontes

O novo ano está mesmo aí à porta. Na próxima sexta-feira, 1 de janeiro, chega o ano de 2021, pondo um ponto final a um ano que certamente será para esquecer, como é o caso de 2020, principalmente devido à pandemia de COVID-19.
Com 2021 chega também a esperança de se regressar a uma vida normal, resultado da tão esperada chegada e administração da mais que desejada vacina contra o novo coronavírus. Abrem-se assim as portas para um regresso gradual à chamada vida normal, pelo que se tudo correr bem, olhando para o calendário, mais precisamente para os feriados, o próximo ano conta com três fins de semana prolongados, havendo ainda a possibilidade de fazer quatro pontes.
O primeiro fim de semana prolongado começa já na próxima sexta-feira, 1 de janeiro, e prolonga-se até domingo, 3 de janeiro. Mas, este fim de semana prolongado não poderá ser aproveitado na plenitude, uma vez que já se sabe, por exemplo, que serão proibidas as deslocações entre concelhos. De qualquer modo, sempre são três dias para retemperar forças, tanto mais que surge após a noite de passagem de ano, apesar desta ser certamente diferente do habitual devido às restrições impostas pela pandemia.
O segundo fim de semana prolongado surge em abril, de 2 a 4. Com o feriado de Sexta-Feira Santa, a 2 de abril, abrem-se as portas para três dias de folga, que terminam no Domingo de Páscoa, 4 de abril, e, se tudo correr bem, poderá ser que o coronavírus nos permita aproveitar esse fim de semana do melhor modo.
O terceiro fim de semana prolongado acontece de 30 de outubro a 1 de novembro, Dia de Todos os Santos.
Quanto às pontes, a primeira é em fevereiro, de 13 a 16, pois aproveitando o Dia de Carnaval pode tirar-se um dia de férias na segunda-feira, 15 de fevereiro, e ficar com um fim de semana de quatro dias. Resta aguardar pelo evoluir da pandemia, para ver o que será possível fazer.
Depois disso a pandemia já não deverá ter interferência, sendo que em junho existe a possibilidade de duas pontes seguidas, transformando o fim de semana em quatro dias. A primeira possibilidade é de 3 a 6 de junho, já que dia 3 de junho, quinta-feira, é o Dia do Corpo de Deus. Logo a seguir há a hipótese de 10 a 13 de junho, uma vez que quinta-feira 10 de Junho é do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Depois, em outubro a quarta possibilidade é de 2 a 5, pois terça-feira, 5 de Outubro, é o Dia da Implantação da República.
Claro está que ao longo do ano há outros feriados, mas, ou calham a meio da semana, ou ao fim de semana.
No que respeita aos feriados que calham a meio da semana está o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, e 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição.
Já ao fim de semana calham os feriados de 25 de Abril, Dia da Liberdade, num domingo, 1 de maio, Dia do Trabalhador, num sábado; 15 de agosto, Assunção de Nossa senhora, num domingo; e 25 de dezembro, Natal, num sábado.
António Tavares

30/12/2020
 

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video