Edição nº 1671 - 30 de dezembro de 2020

Sofia Lourenço
O EXERCÍCIO FÍSICO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Ser criativo é a palavra de ordem numa fase sem igual para a maioria das pessoas, com um vírus que nos apanhou de surpresa. A prática regular de exercícios físicos confere diversos benefícios para a saúde, como a manutenção do peso, da função do coração e da respiração, do controle da diabetes, equilíbrio emocional mas essencialmente contribui para a manutenção da imunidade. Obviamente que a atividade física não previne o contágio do Novo Corona vírus porém, contribui para o aumento de resistência e capacidade de resposta imunitária e ai achamos a grande “chave de motivação”. É praticamente consenso entre os profissionais de saúde e educação física, que a prática regular de atividades físicas com intensidade moderada pode ser considerada uma aliada no aumento da imunidade, ou seja, favorece a produção dos linfócitos (células do sistema imunitário com a função de defesa do organismo dos agentes patógenos).
A atividade física contribui para a nossa saúde física e mental. Como resultado do confinamento, muitas pessoas estão atualmente a sofrer das mais variadas patologias e não estamos a falar de covid. Fragilidades do foro músculo-esquelético têm sido desenvolvidas, fruto do sedentarismo forçado. No campo da sáude mental, crises de ansiedade, pânico, destúrbios alimentares tem crescido imensamente, infelizmente. Ciente deste flagelo paralelo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu um guia para o ajudar a ser fisicamente ativo durante este período. O guia também tem em consideração alguns dos desafios físicos de trabalhar em casa, oferecendo dicas sobre como integrar a atividade física nas suas rotinas diárias.
É possível manter-se ativo, mesmo estando confinado em ambientes fechados. Agora, à medida que mais pessoas vivem, trabalham ou estudam no mesmo espaço, é ainda mais importante fazer exercício e focarmo-nos no nosso bem-estar mental. A OMS recomenda 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade elevada por semana para adultos. Esta recomendação aplica-se às pessoas sem sintomas ou diagnóstico de doença respiratória aguda. Não deve substituir a orientação médica caso tenha alguma patologia diagnosticada.
Outro detalhe importante que podemos destacar com a prática da atividade física é falarmos da Endorfina, uma hormona produzida na hipófise cuja denominação se traduz endo = interno e morfina = analgésico que, quando liberada produz um efeito de sensação de bem - estar, conforto e melhor estado de humor. O processo de produção e liberação da Endorfina pela glândula hipófise acontece durante e depois de uma atividade física. Entretanto, como se trata de um mecanismo provocado pela adaptação do corpo ao exercício, ela vai sendo liberada gradualmente desde o início da atividade. Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. Outros estudos observaram aumento das dosagens dessa hormona até 72 horas após o exercício. Como curiosidade, parte da capacidade da acupuntura em aliviar a dor, se dá devido ao estímulo da liberação de endorfinas, uma vez estimulados pelas agulhas nos terminais nervosos (“pontos”), é gerado um impulso para aumentar a liberação de neurotransmissores no complexo supressor de dor, ou seja, é produzido o efeito analgésico na região cerebral. Além disso, ocorre liberação de endorfina no local inflamado. 
Desta forma, para quem busca essa sensação de bem-estar, conforto, diminuição de dores articulares e musculares, disposição, melhor estado de humor e alegria, nada melhor do que a prática de atividade física. Mas antes de qualquer pessoa iniciar, se torna importante a realização de uma avaliação médica e física, além de uma alimentação balanceada (um assunto para outra ocasião) para que você conheça o seu nível de condicionamento físico, e seus limiares aeróbios e anaeróbios, e assim possa implementar no seu dia a dia a realização do exercício de forma correta e segura.

30/12/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
04/04
Maria Carvalho Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
05/04
Paisagens SonorasFábrica da Criatividade, Castelo Branco
05/04 a 06/04
Odisseia Teatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
05/04 a 06/04
Uma Páscoa, Várias CulturasMedelim, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video