Edição nº 1666 - 25 de novembro de 2020

NATAL BRANCO
Câmara canaliza 270 mil euros para apoio ao comércio local

A Câmara de Castelo Branco, no âmbito do Natal Branco 2020, vai canalizar uma verba de 270 mil euros para apoiar o comércio local. A novidade foi avançada esta segunda-feira, 23 de novembro, durante a apresentação da iniciativa que, a exemplo de anos anteriores, será dinamizada em parceria com a ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa.
O presidente da Câmara, José Augusto Alves, afirma que “temos um Natal diferente”, para realçar que “o Natal Branco era uma referência ao nível do País, mas, devido à pandemia, vamos fazer um Natal diferente, sem perder o simbolismo do Natal, sendo que serão canceladas as dinâmicas que possibilitem ajuntamentos”, revelando que entre estas estão os tradicionais Madeiros de Natal.
Assim, no que respeita a dinâmicas, de acordo com José Augusto Alves, “este será um Natal com poucas iniciativas, minimalista”, que consistirá na instalação de luzes, que são propriedade da Câmara; na montagem da Árvore de Natal, no centro da cidade; na decoração de seis rotundas, num trabalho desenvolvido em conjunto com as associações, como já aconteceu anteriormente; e para os mais novos haverá o Natal do Ruca, com cinco sessões, nos dias 22, 23 e 24 de dezembro, no Cine-Teatro Avenida, sendo que dos 700 lugares destes espaço cultural apenas serão utilizados 200.
José Augusto Alves sublinha ainda que o Natal Branco 2020 tem “uma mensagem chave, que é Natal Branco – Todos pelo comércio local. Nesta área a dinamização do comércio passa por incentivos à compra no comércio local, divulgação do comércio local e dinamização da plataforma CB-compra local, ao que se junta ainda o apoio a empresas de comércio e serviços que adiram ao Natal Branco, podendo aderir pequenas e médias empresas, com o presidente da autarquia a avaliar que, no total, serão envolvidas cerca de 800 empresas.
O presidente da Câmara recorda que na edição do Natal Branco do ano passado foram “investidos 270 mil euros. Verba que este ano será canalizada para o comércio”, sublinhando, no entanto, que “não será a única, uma vez que haverá outro apoio dirigido ao comércio local, na ordem dos 200 mil euros (ler notícia)”.
José Augusto Alves realça que “queremos incentivar à compra no comércio local”, pelo que “os clientes, em cada 20 euros de compras, ficam habilitados a vales de 50 euros em compras nas lojas aderentes, no tala de 100 vales”.
Para além disso também haverá as denominadas Janelas de Natal no comércio local, um concurso de montras, no qual o primeiro prémio é de mil euros, o segundo de 500 e o terceiro de 250 euros, havendo ainda um grande prémio de 2.500 euros, que será votado pelo público, nas redes sociais.
Castelo Branco também será o ponto de partida da iniciativa RFM – Sente Portugal no Natal que a partir daqui percorrerá outras cidades do País. Uma iniciativa que José Augusto Alves adianta que se realiza na próxima sexta-feira, 27 de novembro, com um camião a circular pelas ruas da cidade durante “três horas”. Uma iniciativa que, segundo é adiantado, custa “4.500 euros”.
A juntar a isto há ainda o Natal Branco em casa, que consiste “em dinâmicas no Facebook e nos dois fins de semana antes do Natal, ou seja, 12 e 13 de dezembro, e 19 e 20 de dezembro, há transmissão do Natal Branco, à tarde”.
António Tavares

25/11/2020
 

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video