CASTELO BRANCO
Posto Territorial da GNR certificado
O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castelo Branco é um do conjunto de 10 que dia 12 de novembro passou a ter Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001/2015.
A certificação de qualidade foi atribuída aos postos territoriais de Barcelos, Caldas da Rainha, Cantanhede, Castelo Branco, Elvas, Macedo de Cavaleiros, Maia, Oliveira de Azeméis, Santo André e Vendas Novas.
Recorde-se que, numa primeira fase, no final de 2019, os postos territoriais de Fátima e Azambuja tinham obtido esta certificação, elevando agora para 12 o número de postos com a certificação ISO 9001/2015, que, no seu conjunto, contam com um efetivo de 364 militares.
A GNR definiu como âmbito do seu Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) a melhoria contínua dos seus processos no serviço prestado à população, sendo que a avaliação é feita a três níveis, que são a qualidade no atendimento ao público, a qualidade no patrulhamento e a qualidade na fiscalização.
No futuro, numa terceira fase, a certificação de qualidade será atribuída a Destacamentos Territoriais (DT), ou seja, a um nível superior na estrutura da GNR. Os Destacamentos Territoriais de Tomar e Alenquer serão os primeiros a obter a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, o que implicará também a replicação da certificação a todos os Postos Territoriais que integram estes dois Destacamentos.
Beneficiando do sistema de apoio à transformação digital da Administração Pública (SAMA2020), a GNR continuará este ciclo com um total de certificações de dois Destacamentos Territoriais (a que se juntam os seus nove Postos Territoriais) e outros 30 Postos Territoriais de 30 Destacamentos Territoriais localizados um pouco por todo o País.
Este processo representará a formação e sensibilização de cerca de 1.300 dos 9.375 colaboradores da GNR nos diferentes Postos Territoriais e Destacamentos Territoriais (13,88 por cento deste universo), abrangendo 815 mil cidadãos (14,60 por cento da população residente na área de jurisdição da GNR) e uma área total de quase 10 mil quilómetros quadrados (mais de 11 por cento da área de jurisdição da GNR).