João Carlos Antunes
Apontamentos da Semana...
ALGUNS SE LEMBRARÃO de uma entre várias medidas de apoio tomadas pelo governo no pico da primeira onda da crise pandémica. Uma entre várias medidas de apoio a empresas que sentiam na pele a paralisação da economia, que era dirigida à imprensa regional e local, com menor capacidade de resistir financeiramente à avassaladora crise económica resultante da generalizada queda de receitas de publicidade. Foram medidas anunciadas em conferência de imprensa em abril e que até hoje não chegaram aos destinatários. Nesses entretantos, já muitos jornais e rádios locais fecharam as portas e outros se hão de seguir. E da ajuda prometida, sobre forma de publicidade, que será apenas um pequeno paliativo para a crise, mas uma esmola que um pobre não pode recusar, nada se vislumbra, provavelmente metida numa gaveta do Ministério da Cultura à espera de uma qualquer assinatura. Infelizmente, esta situação que nos afeta, é comum a muitos outros setores. Somam-se anúncios de medidas de apoio que na situação de calamidade que vivemos deveriam ser de aplicação urgente mas que depois emperra na operacionalização. Assim não!
É esta dificuldade de operacionalizar que nos preocupa também no que respeita ao processo de vacinação, montando as estruturas que vão permitir fazer chegar a todos os recantos de Portugal as vacinas que, depois de aprovadas pelas entidades de saúde responsáveis, estarão em breve a ser distribuídas. Finalmente se dará o passo decisivo para o regresso das nossas vidas à normalidade possível. Sabemos que Espanha, França, Alemanha já estão montando todas as estruturas necessárias. Por aqui só agora se nomeou uma comissão de especialistas que vai estudar e implementar a operação. Não teria sido mais prudente termos atempadamente a estrutura pensada ou montada? Para bem de todos nós, será bom que tudo corra bem. Provavelmente iremos receber a vacina Moderna/Oxford, que é aquela que de momento oferece menos problemas logísticos. Talvez um pouco menos eficiente mas com muitos menos problemas de distribuição. E nisto como em muitas outras coisas temos de ser realistas.
SÓ UMAS BREVES PALAVRAS para mostrar satisfação por vermos o nosso Parque Natural do Barrocal ser reconhecido como obra notável a merecer, entre oito finalistas de vários países, o prestigiado prémio de arquitetura World Architecture News Awards. na categoria paisagens urbanas. Um parque de beleza e conceção únicos, localizado a dois passos do centro da cidade, e que vai certamente atrair muitos visitantes até nós.