| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1665 - 18 de novembro de 2020

ULSCB regista hoje cinco casos positivos de COVID-19

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) regista até este momento, meio da tarde deste domingo, 5 de abril, cinco novos casos positivos de COVID-19.
De acordo com a diretora clínica da ULSCB, Eugénia André, dos cinco doentes, quatro homens e uma mulher, o mais novo tem 17 anos e o mais idoso 71 anos.
Eugénia André também adianta que dos cinco doentes, dois, da área de Castelo Branco “estão internados, mas por patologia que não a patologia COVID” (ou seja, apresentam outras patologias, além de terem dado positivo para o teste COVID), enquanto os restantes três, da área da Sertã e Vila Velha de Ródão, estão em “ambulatório, todos estabilizados, alguns praticamente assintomáticos”.
A diretora clínica avança também que um dos doentes “tem a ver com o contacto com um doente positivo para COVID-19”.
Por outro lado, Eugénia André afirma que o “Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco e as duas unidades de saúde pública, durante a noite, iniciaram todas as diligências para um contacto efetivo. Há pessoas já contactas para identificar as cadeias de transmissão”.
Perante tudo isto Eugénia André alerta para que “as pessoas assintomáticas, mas que tenham tido conhecimento de contactos com alguém que possa ser positivo, façam isolamento social no seu domicílio, incluindo o que está preconizado dentro da própria casa”. Ou seja, tal como a Direção-Geral de Saúde (DGS) indica, por exemplo, essa pessoa deve manter-se isolada num quarto e, no caso da habitação, ter duas casas de banho, deve utilizar uma que não o seja por outros membros do agregado familiar. Isto, entre outras medidas que podem ser consultadas no site da DGS.
Eugénia André afirma igualmente que na denominada Zona COVID, no quarto piso do HAL, estão internadas “várias pessoas” e sublinha que “houve um número muito grande de testes. Houve uma resposta efetiva aos testes e, portanto, o HAL adaptou-se, durante a noite e a manhã de hoje, transferindo os doentes que deram testes negativo para o Serviço de Medicina Interna e, neste momento, os doentes que não necessitam de internamento e negativos estão a ser enviados para hospitalização domiciliária. Está a ser dada alta clínica aos doentes estabilizados em que os testes vieram de noite e deram negativos”. Tudo isto, com o objetivo de libertar camas.
Entretanto, no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) também está internada uma mulher, de 30 anos, do Concelho da Covilhã, que o teste deu positivo para COVID-19, ontem, sábado, 4 de abril. A senhora regressou há pouco tempo do estrangeiro e estava em isolamento profilático.
António Tavares

05/04/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
09/11 a 21/12
O Rosto do Lugar, O Lugar do RostoGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video