ULSCB não regista esta segunda-feira novos casos de COVID-19
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) não regista esta segunda-feira, 6 de abril, nenhum novo caso positivo de COVID-19.
Assim, na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) continua internado o senhor de 70 anos, que embora seja natural do Concelho de Proença-a-Nova, chegou ao Hospital Amato Lusitano (HAL) vindo da zona de Lisboa, onde reside e deu entrada no Hospital, dia 27 de março. O senhor continua ventilado e estável.
Quanto aos cinco casos positivos de ontem, 5 de abril, três continuam em hospitalização domiciliária e os restantes dois internados no HAL, sendo que em relação a todos já foram estabelecidos os contactos para averiguar possíveis cadeias de transmissão, bem como já foram realizados os exames necessários.
Sobre os três doentes em hospitalização domiciliária, a diretora clínica da ULSCB, Eugénia André, adianta ainda que estão “isolados socialmente, estabilizados e sem sintomatologia preocupante”, reforçando que “todos os contactos estão definidos, informados e estabilizados”.
Adianta ainda que a estes doentes há a somar o comandante do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Sertã e sublinha que “está estabilizado, em isolamento social e os contactos já foram todos referenciados”, para destacar que “o número de contactos passíveis de serem rastreados é um número muito pequeno, não há necessidade de nenhum alarme, está tudo orientado”. Isto, tanto mais que “os Serviços Clínicos da GNR foram informados pela unidade de saúde pública”, sendo que a ULSCB está disponível para colaborar. “São eles (Serviços Clínicos da GNR) que vão realizar os procedimentos e nós estamos ao dispor, se necessitarem de alguma colaboração”.
Neste momento há também internadas mais cinco pessoas que estão a aguardar os resultados ao teste para o COVID-19.
Eugénio André destaca também que, até ao momento, todas as pessoas que faleceram na ULSCB deram negativo, exceto a senhora de 81 anos que tinha vindo transferida da Guarda, tal como já foi noticiado.
António Tavares