Na área da ULSCB há 37 casos ativos de COVID-19
A área de abrangência da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) esta terça-feira, 1 de setembro, contava com 37 casos ativos de COVID-19, como adiantou à Gazeta do Interior a diretora clínica da ULSCB, Eugénia André. O Concelho com mais casos ativos é o de Oleiros, com 22, seguindo-se o da Sertã, com cinco, os de Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, ambos com três, e os de Castelo Branco e Proença-a-Nova, ambos com dois.
No caso de Idanha-a-Nova, Eugénia André, adianta que uma das três pessoas se encontra internada, enquanto em relação a Vila Velha de Ródão, no que respeita aos três casos, dos quais um foi conhecido no passado sábado, 29 de agosto, e os outros dois, esta segunda-feira, 31 de agosto, todos os contactos dessas três pessoas deram negativo ao teste ao novo coronavírus.
A diretora clínica acrescenta que, neste momento, tanto o Concelho de Penamacor, como o de Vila de Rei, não têm nenhum caso ativo.
Quanto ao relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta segunda-feira, 31 de agosto, o Distrito de Castelo Branco regista um total de 109 casos, ou seja, mais um que na semana anterior. De acordo com o relatório os casos em Castelo Branco são 37, na Covilhã, sete, no Fundão 21, em Idanha-a-Nova 7; em Oleiros 17, em Penamacor cinco, em Proença-a-Nova cinco e na Sertã 10. É de relembrar que este relatório não apresenta os concelhos em que se registem menos de quatro casos, motivo pelo qual são surgem os concelhos de Belmonte, Vila Velha de Ródão e Vila de Rei.
De qualquer modo é de relembrar que continuam a ser dispares os números constatados no terreno com os divulgados pela DGS, como facilmente se percebe pelos valores apresentados anteriormente, sendo que no Distrito o número total de pessoas afetadas pelo COVID-19 desde o início da pandemia é significativamente superior aos 109 apontados pela DGS.
António Tavares