Distrito com 423 casos de COVID-19 e Misericórdia do Fundão com surto
O relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS) contabiliza, esta segunda-feira, 26 de outubro, 423 casos de infeção por COVID-19, no Distrito de Castelo Branco, desde o início da pandemia. Ou seja, comparativamente aos 276 casos registados há uma semana a atrás, no dia 19 de outubro, revela um crescimento de 147 casos.
Nesta atualização há também a destacar que o Concelho de Vila de Rei, que até agora não integrava a lista, passou a fazê-lo, com três casos, bem como que no decorrer da última semana o único concelho do Distrito que não registou novos casos de infeção pelo novo coronavírus foi o de Oleiros.
No topo dos concelhos com mais casos mantém-se Castelo Branco, com 144 (mais 35 que na semana passada). Seguem-se-lhe os concelhos da Covilhã, com 65 (mais 26); Fundão, com 50 (mais 12); Belmonte, com 43 (mais 37); Idanha-a-Nova, com 36 (mais 20); Penamacor, com 26 (mais seis); Oleiros, com 17 (mantém); Sertã, com 15 (mais um); Vila Velha de Ródão, com 14 (mais cinco); Proença-a-Nova, com 10 (mais dois); e Vila de Rei, com três (mais três).
Entretanto, a Santa Casa da Misericórdia do Fundão decidiu esta segunda-feria, 26 de outubro, suspender as visitas programadas ao, com esta decisão a surgir integrada num conjunto de medidas preventivas, com vista a atenuar o impacto de um foco de coronavírus detetado este fim de semana naquela estrutura residencial para idosos”.
A Misericórdia adianta que “o foco está a ser acompanhado, tendo a SCMF, em consonância com a autoridade local de saúde, promovido a realização de vários testes ao COVID-19 junto das trabalhadoras desta resposta social”.
É também revelado que “até esta segunda-feira de manhã testaram positivo, ao COVID-19, quatro profissionais, aguardando-se o resultado dos restantes testes. Também esta segunda-feira estão a ser realizados testes a todos os 86 idosos institucionalizados no Lar da Misericórdia”.
António Tavares