| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

25 de dezembro de 2019

MAIS DE 100 OBRAS DE ARTISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Centro de Cultura Contemporânea acolhe Sonho Europeu

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, em colaboração com o Centro de Arte Oliva, de S. João da Madeira, tem patente ao público, até 5 de abril do próximo ano, a exposição Sonho Europeu: Obras da Coleção Norlinda e José Lima.
A exposição inclui cerca de 100 obras de artistas nacionais, mas também internacionais, de países como Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos da América, América do Sul e países de expressão portuguesa do continente africano.
Para o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, “este é um pequeno grande exemplo do que significa a aposta na cultura em Castelo Branco”, realçando a sua importância para a transformação da comunidade e o desenvolvimento do turismo e economia. O autarca destaca ainda a importância do trabalho em rede e da relação entre cidades, recordando que geminámos Castelo Branco com São João da Madeira. Uma ligação que surgiu a partir da coleção Norlinda e José Lima”.
A Coleção Norlinda e José Lima, iniciada na década de 1980, pela mão do empresário José Lima, exemplifica as tendências da arte portuguesa e internacional entre o pós-II Guerra Mundial e a atualidade.
Considerando-se um “colecionador improvável”, José Lima revelou uma enorme satisfação e orgulho pela exposição criada a partir da sua coleção, afirmando que a primeira vez que se sentiu verdadeiramente colecionador foi em Castelo Branco. A sua extensa coleção contempla mais de 1.500 obras entre fotografia, escultura ou pintura.
O comissário da exposição, Miguel Amado, que é diretor do Centro Irlandês de Gravura Cork Printmakers e colaborador habitual da Coleção Norlinda e José Lima, realça que “estas são obras que falam da realidade dos nossos dias, seja essa uma realidade boa ou má (…), que nos permitem conhecer melhor o mundo que nos rodeia”.

24/12/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video