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4 de dezembro de 2019

PS E BLOCO DE ESQUERDA
Degradação da EN 238 preocupa

Os deputados do Partido Socialista (PS) Hortense Martins, Joana Bento, Nuno Fazenda e Hugo Costa, entregaram na Assembleia da República, uma pergunta dirigida ao ministro das Infraestruturas e Habitação, sobre a requalificação da Estrada Nacional 238 (EN 238).
Na introdução afirmam que a EN 238 “constitui a principal ligação rodoviária da Sertã a Ferreira do Zêzere e Tomar, sendo muito utilizada por veículos de transportes de mercadorias e também de passageiros, tendo um papel fundamental para o desenvolvimento socioeconómico desta região interior do País, nomeadamente no cluster agroflorestal como uma ligação privilegiada ao Pinhal”, além de resultado da “sua localização, sendo uma estrada de montanha, constitui em si um magnifico postal que muitas vezes, demasiadas vezes, é perturbado por derrocadas de terrenos, consequência de Invernos rigorosos e da ausência de vegetação. Tais acontecimentos provocam o corte de estrada, por diversas vezes, por longos períodos que não se compadecem com a necessidade de circulação diária”.
É realçado que “os eleitos do PS, os autarcas, as populações e os empresários da região que a EN 238 serve, há muito que defendem uma intervenção profunda, de requalificação do traçado existente, para segurança de mais de cinco mil utentes por dia e para o fomento e manutenção de mais de 1.500 postos de trabalho. A EN 238 é uma das principais vias de escoamento de madeiras e material lenhoso, que tem contribuído, positivamente, para a economia desta zona, só no Distrito de Castelo Branco tem mais de 600 mil hectares e mais de 330 mil são de floresta pura”.
Tudo isto para mais à frente destacarem que “estas derrocadas continuam a ser um perigo e com uma indesejada frequência, mesmo agora, no dia 1 de dezembro, os deputados subscritores tiveram conhecimento, através de notícias, que mais uma derrocada sucedeu, e que cobriu toda a faixa de rodagem no troço entre Cernache do Bonjardim e a Ponte do Vale da Ursa”, facto que “foi presenciado pelos técnicos da Infraestruturas de Portugal (IP) e GNR, o que vem reforçar a pertinência de uma intervenção na EN 238”.
Por isso questionam o ministro se “existe algum mapeamento de pontos críticos na EN 238”, bem como “o que se pretende fazer, para de forma urgente evitar a repetição destes desmoronamentos”, sendo que “em caso afirmativo, está planeada uma intervenção na EN 238? Está previsto a correção do traçado? Quando? Em que moldes será feita essa intervenção? Será faseada ou será uma empreitada para todo o troço?”.
É igualmente avançado que “nalguns pontos, existem ainda alguns abatimentos da plataforma, devido a alguns pontos dessa estrada estarem a ficar descalços, quando terão sido alvo de intervenção em 2014. No entanto, parece não ser suficiente e ser necessário uma análise para even- tual reforço ou reparação?”.
Também os deputados Fabíola Cardoso, Isabel Pires e Maria Manuel Rola entregaram, na Assembleia da República, uma pergunta dirigida ao ministro das Infraestruturas e Habitação, sobre a necessidade de obras de requalificação da Estrada Nacional 238 (EN 238).
Os bloquistas realçam que a EN 238 “é a principal ligação rodoviária entre os municípios da Sertã, Ferreira do Zêzere e Tomar”, sendo que “esta via tem uma enorme relevância para o desenvolvimento económico da região e para as suas populações. A EN 238 é percorrida diariamente por centenas de veículos, muitos em movimentos pendulares, e em transporte de mercadorias com enorme afluência de e para os municípios por ela servidos”.
É referido que “os desmoronamentos das barreiras da EN 238 têm sido uma realidade durante os últimos anos. Em 2014 o troço entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere foi afetado pelo desmoronamento de uma barreira, interrompendo a circulação rodoviária durante cerca de dois meses. Os estragos e a consequente interrupção da via causaram um enorme transtorno aos seus utilizadores, com particular incidência no comércio e nas pequenas e médias empresas locais. Estas empresas viram aumentados os seus custos de operação, pois foram obrigadas a desviar o tráfego das suas mercadorias por estradas alternativas, em percursos mais longos, tornando o transporte mais dispendioso. Ainda no passado dia 8 de novembro de 2019, a queda de uma pedra para a via levou ao acidente de um utente que a percorre todos os dias por questões laborais de Cernache do Bonjardim a Ferreira do Zêzere e vice-versa”.
É também destacado que “as obras de reparação que se têm feito servem para resolver casos pontuais, porque a via continua a não beneficiar de quaisquer alterações estruturais, mesmo que se fale de uma requalificação estrutural desde 2008. O perigo de novos desmoronamentos de barreiras mantém-se. A degradação de muros que, nalguns pontos, suportam a estrada, acentua-se. E mantém-se o mau estado de conservação do pavimento, num percurso repleto de curvas muito apertadas e muito perigosas”.
Perante tudo isto é questionado se o Ministério “tem conhecimento desta situação que constitui um perigo iminente para as pessoas e viaturas”, bem como se “está prevista a requalificação da referida via fundamental para as populações que serve? Se sim, para quando? E em que moldes?”.

04/12/2019
 

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