Socialistas defendem Centro de Dia de Sarnadas de Ródão
A Concelhia do Partido Socialista (PS) de Vila Velha de Ródão veio a público, através de um comunicado, afirmar que “o Centro de Dia de Sarnadas de Ródão é, neste momento, o ponto de ordem, para toda a comunidade desta freguesia do Concelho de Vila Velha de Ródão” e defender que “a proteção dos mais idosos, daqueles que outrora nos deram o melhor das suas vidas deve ser um movimento de todos”.
Com base nisso entende que “deve informar que o aproveitamento político que está a ser feito pelo movimento partidário PSD CDS/PP Novo Rumo é de rejeitar”, porque “querem ostentar que foram os originários a tomar nota da situação em que se encontra o Centro de Dia de Sarnadas de Ródão, que são merecedores de um obrigado. Afirmam que a Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão não colabora com a Santa Casa da Misericórdia, quando esta o faz através de um protocolo anual, ou seja, não atribui um subsídio à Santa Casa, mas detém uma colaboração através desse protocolo no valor de três mil euros. Apontam o dedo ao Município de Vila Velha de Ródão afirmando que estes gastam verbas em atividades como a contratação de artistas, para eventos como a Feira dos Sabores do Tejo ou o Festival das Sopas de Peixe, declarando que o que o Município deveria fazer era entregar esses totais à Santa Casa da Misericórdia. O Município de Vila Velha de Ródão nunca deixou de apoiar a Santa Casa da Misericórdia, nem nenhuma IPSS deste concelho”.
Os socialistas consideram que “pretende-se comparar o que não pode ser comparável. Todos os setores são importantes. Aliás os apoios sociais são uma dominante na autarquia de Vila Velha de Ródão. Elemento de apoio fundamental em prol das nossas populações. Não é correto, nem sério dizer-se que se dá aos mais novos e não se dá nada aos mais velhos. A procura de colocar uns contra os outros. É mesmo indigno”.
Realçam também que “queremos que fique claro é que esta defesa do Centro de Dia de Sarnadas de Ródão não pode ser feita de forma partidária, muito menos com acusações injustas e falsas. O deturpar de uma realidade que é o que alguns elementos do movimento partidário PSD CDS/PP Novo Rumo estão a tentar produzir está a prejudicar as conversações entre as três entidades que para já o devem fazer. Reflexo primeiro foi a não presença da Santa Casa na Assembleia de Freguesia do passado dia 8 de novembro de 2019. Se queremos respostas de cada órgão devemos contribuir de forma séria, sem mentiras e sem falsidades.”
A Concelhia do PS destaca ainda que “a Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão é uma instituição do Concelho e que merece respeito. Pelos seus utentes, pelos seus funcionários, pela sua direção, por todos os que direta e indiretamente colaboram com a instituição, afirmamos que é vergonhosa esta atitude, o apontar do dedo de forma despropositada, por parte do movimento partidário Novo Rumo. A Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão de forma aberta e transparente veio esclarecer os seus utentes, as suas famílias, os seus irmãos e a Junta de Freguesia sobre a situação financeira em que se encontra. Sempre com respeito por aqueles que serviu e serve”.