| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

13 de novembro de 2019

EQUIPA DE INVESTIGADORES ESPANHÓIS
Escavações datam minas romanas

As antigas explorações de ouro do Complexo Mineiro Romano de Mina da Presa e Covão do Urso, situado no Concelho de Penamacor, estão a ser alvo de escavações por parte de uma equipa de investigadores Espanhóis. Os trabalhos permitirão conhecer toda a estrutura do território e como decorria a vida quotidiana, durante a ocupação romana.
Pela primeira vez, haverá uma datação direta e precisa, em toda a antiga Lusitânia, de minas romanas, sendo que o Complexo Mineiro é um testemunho notável da atividade mineira romana de extração de ouro no Nordeste da província romana.
Para já, os trabalhos estão a ser realizados em duas explorações mineiras de um conjunto de explorações mais abrangente do Rio Erges e Baságueda. Estas explorações funcionavam com depósitos de água que, neste caso, foram cortados transversalmente para obter uma datação dos diferentes níveis que o compõem, através da retirada de matéria orgânica datada por carbono 14. Além da datação das minas, que será anunciada no II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor, uma análise polínica permitirá perceber a estrutura paleoambiental daquela região, ou seja, que tipo de cultivo se registava à data, se havia gado, que tipo de arvoredo predominava, entre outras coisas.
Além destas escavações, foi realizada outra, num antigo acampamento romano de caráter temporário e que foi sendo destruído com o avanço da mina. Este acampamento foi, provavelmente, estabelecido pelos militares no início dos trabalhos mineiros.
O projeto de estudo das Minas de Penamacor é dirigido por Brais X. Currás, que é investigador da Universidade de Coimbra – CEAACP, e por F. Javier Sánchez-Palencia, que é professor de investigação do Consejo Superior de Investigaciones Científicas – CSIC.
Este projeto enquadra-se no projeto Aurifer Tagus, que tem como objetivo o estudo da exploração das minas do ouro durante a época romana na Lusitânia, contando com financiamento dos Proyectos Arqueológicos en el Exterior, do Ministério de Cultura do Governo Espanhol. Enquadra-se, igualmente, no projeto de pós-doutoramento de Brais X. Currás e integra o projeto CORVS, do Ministério de Ciência de Espanha, e do projeto IGAE DIS, dirigido pelas universidades de Coimbra e Nova de Lisboa.
A Câmara de Penamacor é parceira da iniciativa, resultado do trabalho que o município tem vindo a desenvolver no âmbito da valorização e conservação dos geossítios que foram identificados à data da integração deste território no Geopark Naturtejo, que integra a rede de geoparques mundiais da UNESCO.

13/11/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video