| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

13 de novembro de 2019

COM 20 HORAS DE AUTONOMIA ENERGÉTICA
Bombeiros de Castelo Branco têm veículo único no Distrito

Os Bombeiros Voluntários de Castelo Branco têm uma viatura de comando e comunicações que “é única no Distrito de Castelo Branco e uma das poucas existentes a nível nacional”, garantiu o comandante da corporação Albicastrense, José Neves. A afirmação foi proferida dia 6 de novembro, na cerimónia em que o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, entregou ao presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, Manuel Eusébio, a chave da viatura.
José Neves começou por afirmar que a viatura foi oferecida aos Bombeiros pelos CTT, para avançar que depois se procedeu à sua reconversão, que implicou um investimento de 60 mil euros, que foi comparticipado em 60 por cento pela Câmara.
Na descrição da viatura, José Neves realçou que esta dispõe de um gerador que lhe permite ter 20 horas de autonomia energética, contando com Internet e televisão dia satélite, bem como com banda aeronáutica, Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), programas de apoio à decisão, cartografia digital e em papel e câmara de 360 graus em HD, entre outros.
José Neves acrescentou ainda que a viatura está isolada termicamente e destacou que fica operacional em cerca de 20 minutos, para referir que “temos 20 operacionais formados para trabalhar com o veículo, sendo que no próximo ano vamos fazer um exercício, durante 30 horas seguidas, contemplando diversos cenários, uma vez que o veículo está preparado para todo o tipo de operações”.
O presidente da Associação, Manuel Eusébio, confessou que “quando a viatura nos foi entregue era difícil supor que seria possível integrá-la num parque de viaturas tão específico, mas com a colaboração da Câmara e do Corpo Ativo dos Bombeiros foi possível transformá-la num veículo com estas características”.
Já Luís Correia começou por manifestar “toda a confiança na Associação Humanitária e no seu Corpo Ativo, que têm demonstrado uma organização ímpar e uma capacidade de trabalho muito boa, pelo que é um corpo de bombeiros que nos honra ter em Castelo Branco”.
Luís Corria deixou o compromisso de “trabalhar em conjunto, para que não falte nada aos Bombeiros” e avançou que esta viatura “é um equipamento que acrescenta qualidade. É um veículo ímpar que vem diferenciar e aumentar a capacidade de operação”.
O autarca aproveitou ainda o momento para agradecer à Associação “todo o trabalho que tem feito em defesa dos nossos bens e pessoas”, bem como para se referir “aos três bombeiros da Corporação que ficaram feridos num incêndio, no verão, que espero que estejam a recuperar da melhor forma”.
António Tavares

13/11/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video