| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

6 de novembro de 2019

João Robalo pinta mural na Escola de Escalos de Cima

O artista plástico e ceramista, João Robalo, natural de Escalos de Cima, está a realizar um mural na fachada lateral da Escola do 1º Ciclo, que o artista frequentou em criança.
Neste mural, João Robalo representa na pintura uma Colcha de Castelo Branco com a Árvore da Vida, um dos símbolos do Bordado de Castelo Branco, em homenagem a todas as bordadeiras de Escalos de Cima, sendo esta a freguesia que durante vários anos concentrou mais mulheres a trabalhar e bordar este ex-líbris da cidade.
João Robalo deu os primeiros passos na arte aos oito anos, quando recebeu o primeiro prémio de um concurso de cerâmica, com a realização de um presépio. Aos 10 anos, a mãe, ao dar-se conta do seu talento, criou-lhe o seu primeiro ateliê, numa divisão da casa onde moravam. Desde aí, nunca mais parou.
Em 2006, foi-lhe atribuída Carta de Unidade Produtiva Artesanal, passada pela Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais, nas modalidades de Cerâmica Figurativa, Pintura Cerâmica e Arte do Vitral.
Em 2015, altura em que comemorou 40 anos como ceramista, em conjunto com a sua companheira, Salete Afonso, realizou em Castelo Branco, na Praça Manuel Cargaleiro, o desfile Atrás da Máscara, no qual conjugaram a moda com a cerâmica, numa coleção de máscaras, chamando ao mesmo tempo, a atenção para o flagelo da violência doméstica, tendo em seguida, exposto a coleção de máscaras, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco. Em 2016, repetiu o mesmo desfile em Escalos de Cima, a pedido da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, referenciando a importância, da inclusão dos idosos na sociedade, tendo seguido a coleção de máscaras para exposição, no Museu Etnográfico da Lousa, Freguesia de Castelo Branco.
João Robalo já recebeu vários prémios, participou em exposições coletivas, com outros ceramistas, tais como Júlia Ramalho, Zé Tuta, Manuel Macedo, Hugo Graça, entre outros. Participa em diversas feiras de artesanato e leciona pintura a óleo, porcelana e azulejo, nos seus ateliês em Castelo Branco e Alcains.
O mural que está a realizar em Escalos de Cima, desde dia 18 de outubro, conta com o apoio da Câmara de Castelo Branco e da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa.

06/11/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video