30 de outubro de 2019

CONSULTAS MÉDICAS EM SÃO VICENTE DA BEIRA
PSD considera tempos de espera “insuportáveis e desumanos”

Os vereadores do Partido Social Democrata (PSD) na Câmara de Castelo Branco, Carlos Almeida e Hugo Lopes, afirmaram, no passado o domingo, 27 de outubro, numa conferência realizada em São Vicente da Beira, que os tempos de espera para uma consulta médica na extensão de saúde nesta localidade são “insuportáveis e desumanos”.
Carlos Almeida começou por destacar a presença do PSD na Freguesia de São Vicente da Beira, em momentos decisivos, dando como exemplo do encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e que motivou uma manifestação organizada pela população e que contou com a presença da Comissão Política Concelhia do PSD. Carlos Almeida referiu “que não estamos na política pelo oportunismo do momento, mas porque queremos dar o nosso contributo pelo bem-estar das pessoas”.
Avançou depois que “temos um problema grave em São Vicente da Beira com tempos de espera insuportáveis e desumanos, tendo em conta uma população envelhecida e que esperar quatro meses por uma consulta médica é injusto. É grave. É ter Portugueses de primeira e Portugueses de segunda”, sublinhando que “os Vicentinos são tão Portugueses como os demais e estamos aqui para exigir um tratamento igual, porque acreditamos no futuro de São Vicente da Beira e das suas gentes”.
Carlos Almeida destacou que “esta grave situação deixa as pessoas ao cuidado da sua própria sorte e evidencia problemas, tais como onde está o poder local eleito? O presidente da Junta de Freguesia, o presidente da Câmara de Castelo Branco não deveriam reivindicar, não deveriam lutar por esta causa que nos merece toda a atenção, pois estes casos não são exclusivos em São Vicente da Beira, sendo que em freguesias vizinhas também acontecem este tipo de atrasos nas consultas médicas”.
Por outro lado, afirmou que “o e-mail a informar a Comunicação Social acerca desta mesma conferência de Imprensa foi enviado na quinta-feira (24 de outubro) à noite e umas horas depois, na sexta-feira (25 de outubro) a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) emite um comunicado de Imprensa onde menciona que «iniciou funções na Unidade de Saúde de S. Vicente da Beira, um novo médico que está nesta fase a conhecer ainda os seus utentes/famílias»”. Um facto que levou Carlos Almeida “a louvar a celeridade no procedimento tomado por parte da ULS, pois no fundo o que nos move é a resolução dos problemas da população, sejam eles quais forem”.
Carlos Almeida deixou ainda uma sugestão ao Conselho de Administração da ULSCB, no sentido que “quando um utente se deslocar ao serviço de Urgência do Hospital Amato Lusitano e sendo observado por um médico especialista, este deveria fazer a marcação imediata para a consulta de especialidade e evitar assim que este procedimento possa ser realizado apenas pelo médico de família do utente, o que irá reduzir certamente os períodos de espera de consultas que se arrastam por vários meses”.

30/10/2019
 

Em Agenda

 
08/02 a 06/04
Este Outro País Museu do Canteiro, Alcains
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video