| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

18 de setembro de 2019

NA ESCOLA SUPERIOR DE ARTES APLICADAS
Projeto ReiNOVA apresenta resultados

O projeto ReiNOVA realiza esta quarta-feira, 18 de setembro, pelas 14 horas, na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco, o evento de apresentação dos seus resultados, no Congresso Final do Projeto REiNOVA.
Neste evento será apresentado o novo modelo de consultoria que foi criado e testado ao longo deste projeto e que é uma metodologia em cooperação de apoio às pequenas e médias empresas (PME) de inovação no setor agroalimentar, com vista à exportação. Esta metodologia permitiu apoiar diretamente 37 empresas portuguesas e espanholas a criar novos produtos, ou a introduzir inovação em produtos já existentes, com o objetivo de serem internacionalizados para três mercados alvo, que são Ásia, América-latina e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Cada região apresentará um caso de estudo representativo das ações desenvolvidas em cooperação pelas entidades parceiras do projeto ao longo de todo o processo, desde a idealização até à apresentação dos produtos nos mercados externos.
No final do congresso será aberta a exposição dos 37 produtos desenvolvidos, onde alguns poderão ser provados, havendo também um momento de networking com a presença dos empresários que poderão partilhar as suas experiências ao longo deste projeto.
O grande objetivo deste projeto foi o de criar uma metodologia de apoio às PME, em particular às microempresas que, através da cooperação entre entidades como clusters, câmaras de comércio, universidades, centros tecnológicos, incubadoras e associações de desenvolvimento local, fornecesse um serviço de transferência de conhecimento e tecnologia aplicado para a incorporação de inovação e de apoio à internacionalização em conjunto. Segundo é adiantado “este serviço, o verdadeiro desafio do projeto, revelou-se eficaz com a criação de 37 produtos dos quais alguns já estão a ser comercializados e muitos estão a praticamente prontos a entrar nos mercados nacionais e internacionais”.
Os parceiros do projeto são oriundos de cinco sub-regiões, das quais três de Portugal, que são o Litoral Centro, a Beira Interior Sul e o Alentejo, e duas de Es-panha, que são Castela e Leão e a Extremadura. Reúnem competências complementares a fim de abranger todo o processo de inovação: IDDNET – Technology Network (Líder de Consórcio), InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, Vitartis – Asociación de la Indus-tria Alimen taria de Castilla y Léon, OPEN – Associação para Oportunidades Específicas de Negócio, Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, CTAEX – Asociación Empresarial Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario Extremadura, Instituto Tecnológico Agrário de Castilla y León, ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Valladolid, Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Badajoz.
Este projeto é financiado em 1.045.053,58 euros no âmbito do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014–2020, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

18/09/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video