| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

11 de setembro de 2019

José Dias Pires
ESTÁ NA HORA DE LUTAR E LUTAR PARA O MUNDO MUDAR

Será que Aqueles Que Se Julgam Donos do Mundo sabem que já não há paciência?
Era bom que parassem para pensar por um segundo e ouvir o que grita a melhor Ciência: que um futuro com estabilidade climática não se alcança com uma mudança automática das vontades.
É urgente mudar o quê e o como se produz nas nossas sociedades. Começar a repensar já hoje a produção da energia, a organização dos transportes, a alimentação que consumimos cada dia, proteger o solo, a floresta, limpar o mar.
Já não há tempo para esperar: É preciso LUTAR E LUTAR PARA O MUNDO MUDAR!
É importante que Os Que Se Julgam Donos do Mar e da Terra saibam que é sem armas que fazemos a nossa guerra.
Porque este é o momento: estamos a ficar sem desculpas e sem tempo para defender a Terra e mudar o sentido do vento.
Andam a querer enganar-nos! Dia 27 de setembro não é o Dia Mundial do Turismo! Não, dia 27 de setembro será o Dia Mundial do Se Bem Me Lembro; o Dia Mundial da Nova Madrugada da Terra Renovada; o Dia Mundial de Lutar e Lutar Para o Mundo Mudar, porque temos poucos anos para desfazer tantos danos!
Não há nada para esconder: nesse dia, Dia da Greve Global pelo Clima e Contra as Alterações Climáticas, é dia de aprender! É dia da escola se querer fora da escola. É o dia em que a greve global é a escola total.
E porquê?
Porque em todo o mundo, em Portugal e em Castelo Branco é preciso LUTAR E LUTAR PARA O MUNDO MUDAR!
Importa que os Que Se Julgam Donos do Futuro temam quem cresce sem tempo de parar e quem já cresceu e não quer ter tempo de calar.
Importa que saibam que nós, novos e velhos, não temos compromissos com o esquecimento: estamos comprometidos com a memória em movimento que se lembra de um planeta que, ao refletir a cor do dia, é sempre diferente e até parece azul.
Queremos viver comprometidos com as lagoas, os rios, o mar e os glaciares, as árvores, os frutos, as flores, os aromas e os paladares.
A nossa luta é pela a água, a alma da Terra, que nos há de ensinar a voar, a imitar as aves e a desafiar o espaço; e pela areia, a alma do Mar, que há de ensinar-nos as ondas e o compasso, e a nossa voz está comprometida com a proteção do solo, que é chão de vida. Nós desejamos o vermelho do sol a descansar nos horizontes e o verde da natureza a colorir os montes, e queremos ter a nossa alma azul, como a cor do céu, onde hão de voar as nuvens despoluídas desde o Norte até ao Sul.
Não há nada para esconder: aproxima-se o Dia da Greve Global pelo Clima e Contra as Alterações Climáticas. Um dia de aprender! Um dia da escola se querer fora da escola. Um dia em que a greve global é a escola total.
Avisem os Que se Julgam Donos do Mundo; Donos do Mar e da Terra; Donos do Futuro: dia 27 de setembro será o dia do Se Bem Me Lembro; o dia de quem não teme preparar-se para pegar no leme; o dia da Nova Madrugada da Terra Renovada, de ser maior que a maré, maior que o mar, maior que o vento, maior que o fogo e a montanha, maior que os crimes que levam ao degelo!
O dia de quem não teme ser dessa gente inimigo e, sem medo, sê-lo!
Como? Antes do resto, saindo à rua para LUTAR E LUTAR PARA O MUNDO MUDAR!

11/09/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video