| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

11 de setembro de 2019

PRIMEIRA FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Politécnico destaca que colocados têm “crescimento acima da média nacional”

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), após a conclusão da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), adianta, em comunicado, que “a principal conclusão é que o Politécnico de Castelo Branco cresce acima da média nacional. Foram colocados nas licenciaturas do IPCB 528 novos estudantes via CNAES”, sendo que “a estes novos estudantes juntam-se os 336 novos estudantes internacionais já matriculados. Somam-se cerca de 300 novos estudantes provenientes de outros regimes de, assim como 55 novos estudantes provenientes do concurso local. No total, nesta fase, o IPCB contabiliza mais de 1.200 novos estudantes colocados nas licenciaturas”.
O presidente do Politécnico, António Fernandes, afirma que “nesta fase de ingresso se verificou um aumento significativo do número de estudantes colocados no Politécbico relativamente ao ano letivo passado. Só na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, comparativamente com o ano 2018, tivemos mais 40 estudantes, o que corresponde a uma taxa de crescimento de 8,2 por cento”.
Acrescenta que “nos resultados desta primeira fase, o IPCB surge colocado no grupo dos cinco politécnicos com maior crescimento” e sublinha que “importa referir que neste grupo estão inseridas instituições localizadas no Litoral do País. A nível nacional, o aumento de estudantes colocados foi de 1,2 por cento, em comparação com a mesma fase do concurso nacional de 2018”.
António Fernandes avança que todas as licenciaturas do Politécnico têm alunos colocados por outros regimes de ingresso, com particular destaque para os estudantes internacionais, e manifesta otimismo relativamente à segunda fase do CNAES, “habitualmente generosa para o IPCB”, sublinhando que “algumas das licenciaturas com vagas sobrantes têm tido, em anos anteriores, preenchimento pleno de vagas” e está convicto que “acontecerá o mesmo na segunda fase do Concurso Nacional”.
Relativamente aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), o Politécnico conta com mais de 250 candidatos, distribuídos por 13 CTeSP que este ano a instituição resolveu colocar em funcionamento face aos resultados das candidaturas da primeira fase.
Relativamente ao funcionamento dos CTeSP, António Fernandes refere que a seleção dos cursos a funcionar no ano letivo 2019/2020 “tem em consideração a preferência manifestada pelos candidatos e razões relacionadas com a melhoria na utilização dos recursos, optando por cursos com maior procura, onde se rentabilizarão os recursos institucionais existentes”.
No comunicado é ainda referido que “as números mencionados anteriormente importa somar as candidaturas já recebidas no IPCB relativas a cursos de mestrado, que foram 305 candidaturas na primeira fase”.

11/09/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video