| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

21 de agosto de 2019

DE 7 A 8 DE SETEMBRO
Barcos aceleram ao sabor das sopas de peixe

A Câmara de Vila Velha de Ródão promove, dias 7 e 8 de setembro, mais uma edição do tradicional Festival das Sopas de Peixe, que decorre em paralelo com o Grande Prémio F2 de Motonáutica, que é uma prova organizada pela Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM) com o apoio do município.
O Festival das Sopas de Peixe assinala este ano a sétima edição e decorre no Campo de Feiras, em Vila Velha de Ródão, tendo como protagonista a gastronomia da região, onde o peixe do rio é um produto central. Para além de uma oferta gastronómica variada, esta iniciativa conta com um programa de animação onde se destacam as manifestações culturais ligadas ao rio e a atuação, dia 7 de setembro à noite, da fadista Gisela João.
Os dois eventos foram apresentados a bordo de um barco no Rio Tejo, com o presidente da FPM, Paulo Ferreira, a referir que foi feito um grande esforço para trazer esta que é a quarta prova do Mundial de F2 para o Interior do País e, concretamente, para Vila Velha de Ródão.
Paulo Ferreira realçou que “as provas de Campeonato já estavam fechadas e foi feito um esforço junto da União Internacional de Motonáutica para trazer esta prova até Vila Velha de Ródão, pois não temos outro local como este em Portugal. Trata-se de um local idílico, onde a população já mostrou que sabe receber os turistas e tem um plano de água único, que permite criar um traçado desafiante e muito do agrado dos pilotos”, sublinhando ainda que “locais como este são difíceis de encontrar.
Por outro lado realçou o esforçou da Câmara de Vila Velha de Ródão para conciliar esta prova com o Festival das Sopas de Peixe e acrescentou que marcarão presença em Ródão 17 participantes, entre os quais se destaca o Campeão Europeu da modalidade, Edgaras Riabko, o piloto nacional Duarte Benavente e pilotos dos Emiratos Árabes Unidos.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, explicou que, através do apoio a esta iniciativa e da sua conciliação com o Festival das Sopas de Peixe, a autarquia pretende reforçar e dinamizar o potencial de atratividade e desenvolvimento que o Rio Tejo leva ao Concelho.
Luís Pereira afirmou que a Câmara “tem feito um esforço enorme que é visível nas estruturas que temos aqui e que reforçam a ligação com o rio. Temos um conjunto de operadores na área turística que sabem muito bem receber, temos produtos locais extraordinários, temos tudo para que este território se afirme como alternativa a outros destinos e esta prova é uma excelente oportunidade para promovermos o nosso território”.
Luís Pereira e Paulo Ferreira destacaram ainda que não só o Concelho mas toda a Região será projetada com a realização da prova, pois muitos dos participantes vão ficar no País a treinar e descansar, já que no fim de semana seguinte se realiza uma prova do Mundial, em Baião, pelo que as unidades hoteleiras da Região estarão preenchidas com todo o pessoal que os acompanha.
Segundo a organização, o número de provas internacionais na área da motonáutica realizadas em Portugal duplicou e o número de espectadores tem vindo a aumentar, pelo que, ao longo dos dois dias, se espera a presença de alguns milhares de pessoas no Concelho de Vila Velha de Ródão, para assistirem ao grande prémio.

21/08/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video