| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

21 de agosto de 2019

NO DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE
Junta instala pontos de recolha de pontas de cigarros e de pastilhas

A Junta de Freguesia de Castelo Branco, no âmbito do Dia Internacional da Juventude, que é comemorado a 12 de agosto, realizou uma ação simbólica e interventiva, em defesa do ambiente. Assim, foram apresentados dois novos equipamentos que são uma novidade na Freguesia de Castelo Branco e que, segundo o presidente da autarquia, Leopoldo Rodrigues, “serão importantes para esta luta em prol do ambiente.”
Os novos equipamentos, já foram instalados, simbolicamente, no Largo do Espírito Santo, servirão para recolher beatas de cigarro, tratando-se do Ecopontas, e pastilhas elásticas, tratando-se do Papachicletes.
A Junta recorda que “há pouco tempo, no passado dia 19 de julho, foi aprovado na Assembleia da República o projeto-lei que regulamenta o fim que deve ser atribuído às beatas dos cigarros”, bem como que “os cidadãos não têm, muitas vezes, a perceção dos danos que pequenos gestos, que parecem banais, como atirar uma ponta de cigarro para o chão causam. Segundo algumas estimativas a cada minuto que passa são atirados para o chão, pelos portugueses, sete mil pontas de cigarro. Se se multiplicar este ato pelas 24 horas do dia e por todos os dias do ano, são cerca de três milhões e meio de beatas de cigarro que, anualmente, são atiradas para o chão. Depositar uma beata de cigarro ou uma pastilha elástica num destes novos recipientes é um gesto simbólico e pretende-se, desse modo, que a população esteja cada vez mais sensibilizada para este problema e possa, com toda a naturalidade utilizar os novos equipamentos”.
Em setembro prevê-se a colocação de mais seis equipamentos, três ecopontas e três papachicletes, noutros locais, como a Avenida 1º de Maio, junto ao Mercado Municipal, o Centro Coordenador de Transportes e o centro cívico.
De referir, ainda, que a disponibilidade da Junta para instalar mais equipamentos destes é total, mas será feita mediante uma avaliação do interesse que estes equipamentos venham a ter junto da população.
O Ecopontas apresenta a pergunta “Gostaria de ver mais ecopontas na Freguesia de Castelo Branco?”, à qual se pode responder nos dois recipientes preparados para o efeito.
O Ecopontas e o Papachicletes foram criados por uma associação de Guimarães, a Laboratório da Paisagem, que tem fornecido estes equipamentos para vários municípios e várias juntas de freguesia do País. O Laboratório da Paisagem é uma associação que tem como principal associado o Município de Guimarães ao qual se associam a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sendo estas duas instituições que estão a desenvolver este projeto de transformação, com enorme sucesso, desde 2016.
A recolha dos resíduos depositados será feita pela Junta de Freguesia de Castelo Branco e já existe um acordo com o Laboratório da Paisagem de Guimarães para que, numa fase inicial, as beatas sejam transportadas para Guimarães, onde serão recicladas.

21/08/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video