| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

31 de julho de 2019

Cláudia Baltazar
Escalos de Cima participou em festa na Missa Nova do padre Miguel Rodrigues

A Comunidade Paroquial de Escalos de Cima assistiu em ambiente de festa e alegria à Celebração da Missa Nova do Padre Miguel Romão Rodrigues, domingo, dia 14 de julho, na Igreja Matriz de São Pedro.
O novo sacerdote,  nasceu em Lisboa, em 1993, e tem ligações  familiares a Escalos de Cima, por parte da sua avó materna, Maria Inês Tomé Romão,  já falecida.  
Ordenado no dia 29 de junho, no Mosteiro dos Jerónimos, e após celebração da Missa Nova na sua paróquia da Amadora, no dia 30 de junho, o neo-sacerdote quis partilhar  este momento de ação de graças,  junto da comunidade de Escalos de Cima, com quem sempre estabeleceu laços de proximidade afetiva e familiar.
Perante uma assembleia que encheu por completo a Igreja Matriz,  na presença de familiares e dos fiéis de Escalos de Cima,  e outros vindos das paróquias vizinhas, o padre Miguel Rodrigues deu destaque na sua homilia ao dom da vida e ao Amor de Deus, “que fala continuamente ao coração de cada homem.  A palavra de Deus está  ao nosso alcance, porque Deus quis habitar no nosso coração e falar-nos a partir de lá. A maior prova da Sua proximidade é Jesus, Deus feito um de nós, para nos mostrar que é possível sintonizarmos o nosso coração com Deus e aprendermos a ser como ele é, a amar como Ele”. Referiu depois a passagem bíblica do Bom Samaritano, que “toca o coração de todo o homem.  E cada vez que procuramos agir como o bom Samaritano,  não brilharemos nós, mas as nossas vidas resplandecerão o amor de Deus, o rosto e a presença de Jesus, e o mundo precisa urgentemente, hoje mais do que nunca, de reconhecer que este Amor é possível, que está vivo e que, mais do que tudo, dá vida a quem mais precisa”.
Foi com a entrada aos oito anos de idade no Agrupamento dos Escuteiros da Amadora, que o padre Miguel Rodrigues desenvolveu o seu crescimento humano e social,  a par do percurso na catequese,  tendo também a mãe como a sua impulsionadora nesta caminhada da fé.  
Após ter recebido o sacramento do Crisma, prosseguiu os seus estudos e a sua vida social e afetiva, ingressando mais tarde no curso de Arquitetura, que viria a abdicar dois anos mais tarde, movido pelas perguntas “o que Jesus quer de Mim?”, “ Será que estou a ir atrás do que Deus quer?”.  A participação num  Retiro Paroquial de Jovens, viria a dar-lhe as primeiras respostas,  e a tomar a decisão de entrar no Seminário em 2012,  para se entregar ao Serviço de Deus.
Concelebraram a Eucaristia com o padre Miguel Rodrigues os três párocos  in solidum e o vigário paroquial de Escalos de Cima, bem como um sacerdote natural da República Democrática do Congo.
No final,  e após as saudações ao novo Sacerdote,  seguiu-se um convívio no Salão Paroquial, com todos quantos se associaram a este ministério  sacerdotal de um filho da terra, o que muito orgulhou os Escalenses.

31/07/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
18/09 a 26/10
TerraRua de Santa Maria, Castelo Branco
28/09 a 03/11
Punctum – O Jazz em PalcoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
05/10
João Bruno VideiraGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
05/10 a 14/10
Festival de Teatro de Idanha-a-NovaTeatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
06/10
António Sala Câmara de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video