| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

31 de julho de 2019

NA 23ª EDIÇÃO
Feira Raiana recebe mais de 100 mil visitantes

A Feira Raiana, organizada em parceria pelos municípios de Idanha-a-Nova e de Moraleja e pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (CMCD), naquela que foi a 23ª edição, contou com a integração do Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis (FISAS), um espaço plural que, ao longo de cinco dias, acolheu o Fórum Mundial de Inovação Rural, o seminário internacional Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial, o 1º Congresso Internacional das Bio-Regiões e a oficina Políticas Públicas Locais para a Sustentabilidade Alimentar, resultantes em intercâmbios de conhecimento, visitas de campo e partilha de boas práticas.
A Feira Raiana e o FISAS foram visitados por participantes de 17 países e quatro continentes, bem como pelas mais distintas individualidades mundiais ligadas à alimentação, agricultura e sustentabilidade, como o diretor-geral da FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, José Graziano da Silva; o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal, Luís Capoulas Santos; e ministros da Agricultura e representantes de ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre os quais o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal, Miguel Freitas.
A Feira Raiana associou a habitual temática Produtos da Terra, ao facto de este ser o primeiro município português a integrar a Rede Internacional de Bio-Regiões.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, realçou que “este é o melhor cenário para a promoção dos territórios, dos produtos e dos serviços inovadores da Região, numa altura em que temas como a sustentabilidade, a valorização dos produtos endógenos de qualidade DOP, biológicos, biodinâmicos e naturais estão na ordem do dia”.
Para o autarca “foram cinco dias muito produtivos para o Município. Recebemos mais de 100 mil visitantes, entre Idanhenses, turistas e governantes dos quatro cantos do Mundo. As nossas unidades hoteleiras e de restauração tiveram elevadas taxas de ocupação, o que contribui para a dinamização da economia local”.
Como habitualmente, a Feira Raiana contou com inúmeros espetáculos musicais, corridas de toiros, largadas, gastronomia e muita animação. Assim, Idanha-a-Nova recebeu, entre muitos outros, os espetáculos de Xutos & Pontapés, Miguel Araújo, UHF, Aurea e Ana Lains, e assistiu à estreia do espetáculo Idanha.Rock, pela Open Orchestra, assim como ao 1º Encontro Ibérico para a Música na Infância, produzido pela Orquestra Sem Fronteiras. Destaque ainda para o lançamento da iniciativa i-danha Food Chef, e para o I Concurso de Modelo e Andamentos de Idanha-a-Nova, em parceria com a Associação de Criadores de Cavalos Lusitanos da Beira Interior (ACCLBI).

31/07/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
tituloNoticia
29/06 a 05/08
LilithGaleria Castra Leuca, Castelo Branco
06/07
Obrigado, senhor ZéCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
10/07
Áleas do JardimMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video