| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

31 de julho de 2019

QUANDO NADAVA COM OS FILHOS MENORES
Homem morre afogado na Praia Fluvial da Couca, na Cerejeira

Um homem de 43 anos morreu, na passada quinta-feira, 25 de julho na Praia Fluvial da Couca, na Cerejeira, Proença-a-Nova.
O alarme foi dado pelas 16h30, quando o homem nadava numa zona com quatro metros de profundidade, conjuntamente com dois dos três filhos. Os miúdos usavam boias nos braços e pernas e nadavam um de cada lado do pai. Victor Fernandes apoiava o filho mais novo, possivelmente para o ensinar a nadar. De repente, afundou-se nas águas, e a criança mais velha iniciou de imediato o apoio ao irmão mais novo, que não sabia nadar. É que mesmo usando boias, corria o risco de se afundar. Foi então que a algumas pessoas que estavam na zona de areia observaram o bracejar em tom de socorro dos miúdos e acorreram ao local, de onde retiraram os menores. Deram-se então conta que o pai tinha desaparecido nas profundezas.
De imediato foi dado o alerta, nomeadamente uma equipa de sete homens dos mergulhadores dos Bombeiros de Cernache do Bonjardim. Estes iniciaram logo as buscas e passados apenas alguns minutos encontraram o corpo do homem a quatro metros de profundidade, já sem vida. Foi retirado para terra e transportado para a morgue de Castelo Branco, uma vez que o óbito foi declarado no local. Não se registou qualquer tentativa de reanimação.
Como possíveis causas do afogamento, refira-se a paragem da digestão, ingestão de bebidas muito frescas, paragem cardiorrespiratória ou mesmo inexperiência como nadador.
O homem era residente no Barreiro, onde possuía uma pastelaria. Mas sendo o pai natural de Corda Cabra, Sobreira Formosa, possuíam ali uma casa onde passavam férias, como foi o caso. O local do acidente foi, para quem conhece a Praia, logo em frente ao bar, perto da parede de xisto que confina com as propriedades. Uma zona de grande profundidade, como já se disse. A criança foi transportada para o Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco, por precaução. No local, estiveram mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, bombeiros da corporação de Proença-a-Nova e a Guarda Nacional Republicana (GNR). Foi ainda mobilizada para o local uma equipa de dois psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Castelo Branco. Victor Fernandes estava na praia com três filhos, a mulher e um casal amigo de emigrantes. Segundo o proprietário do bar da praia fluvial, Victor Fernandes não era presença habitual naquela zona de lazer. Já ao final do dia estiveram no local alguns familiares, que vieram ver o local da tragédia, e saber pormenores da morte.
Paulo Marques

31/07/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
18/09 a 26/10
TerraRua de Santa Maria, Castelo Branco
28/09 a 03/11
Punctum – O Jazz em PalcoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
05/10
João Bruno VideiraGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
05/10 a 14/10
Festival de Teatro de Idanha-a-NovaTeatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
06/10
António Sala Câmara de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video